Webinário debate arboviroses e Covid-19 nesta quinta (27)

Nesta quinta-feira (27/5), o I Fórum de Debates: Temas Emergentes para a APS terá seu segundo encontro on-line. O tema da vez é o manejo clínico das arboviroses e o diagnóstico diferencial de Covid-19, a partir da organização da Atenção Primária à Saúde (APS) nos territórios com a integração da vigilância sanitária. O evento é realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Formação e Provisão de Profissionais para a Atenção Primária (CGPROP/Desf/Saps), em parceria com a Fiocruz e a UNA-SUS.

Arboviroses – como zika, dengue, chikungunya e febre amarela – são doenças virais transmitidas por artrópodes (sejam eles insetos ou aracnídeos). No contexto da pandemia, foi identificado que a gestão dos casos de arboviroses pode ser mais bem instruída, auxiliando os profissionais na identificação e na definição terapêutica ou no encaminhamento referenciado para cada caso. Nessa perspectiva, a integração e a articulação das ações de atenção, cuidado e vigilância nos territórios são fundamentais.

Para debater o tema, foram convidados o coordenador-geral de Vigilância das Arboviroses do Ministério da Saúde (DEIDT/SVS/MS), Cássio Roberto Leonel Peterka; a médica infectologista Melissa Falcão, que também é coordenadora de Vigilância em Saúde de Feira de Santana (BA); o médico infectologista Antônio Bandeira, representante da Sociedade Brasileira de Infectologia; e a também médica infectologista Marília Santini, representante da Fiocruz. Após as exposições, o público poderá fazer perguntas e tirar dúvidas com os palestrantes por meio do chat do canal da Fiocruz Brasília no YouTube.

O evento é voltado para profissionais da saúde, especialmente os do Programa Mais Médicos para o Brasil, e demais trabalhadores da Atenção Primária, mas é aberto a todos os interessados. A transmissão, gratuita, será feita pelo canal da Fiocruz Brasília e também pelo canal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) no YouTube, às 18h30. Não há necessidade de inscrição.

Serviço
I Fórum de Debates: Temas Emergentes para a APS
Webinário 2: Manejo clínico das arboviroses e o diagnóstico diferencial de covid-19 na APS
Data: 27/5/2021 (quinta-feira)
Horário: 18h30-20h
Acesso: gratuito
Onde assistir: canal da Fiocruz Brasília ou canal da Saps no YouTube