Ciclo de Estudos discutirá Síndrome de Guillain-Barré e suas associações às arboviroses

Com os últimos surtos do Zika vírus ao redor do mundo, vários países tem relatado o aumento de casos de pessoas com a síndrome de Guillain-Barré. Em vista disso o próximo Ciclo de Estudos discorrerá sobre“Infecção por vírus Zika e casos de Síndrome de Guillain Barré (SGB) – desafios para a vigilância e serviços de saúde do SUS”. O Evento, realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, acontecerá no dia 15 de setembro, no Auditório do edifício PO 700, entre 15h e 17h, com transmissão ao vivo pela internet.

Em uma discussão transversal, serão apresentadas pesquisas sobre a investigação de casos de síndrome possivelmente associados à infecção por arboviroses, além das implicações da mesma nos serviços do SUS.

Na edição, estarão presentes como palestrantes Tatiana Lanzieri (CDC/EUA), Ceuci de Lima Xavier Nunes (SES/BA) e João Paulo Toledo (DEVIT/SVS), que será o responsável por coordenar a sessão.

Ao analisar os dados do Sistema de Informação Hospitalar (SIH), no ano de 2014 foram registrados 1.455 casos de SGB, em 2015 registrados 1.953 casos e em 2016, 2.220 casos, observando-se um incremento de 54% ao comparar o ano de 2014 e 2016. No ano de 2017 (janeiro a junho) foram 835 internações por SGB. Diante desse cenário, existe uma dificuldade na confirmação do agente etiológico que justifique esse aumento de casos, na estrutura de vigilância vigente. Nas investigações realizadas pelo Ministério da Saúde foi observado uma associação geo-temporal entre o vírus Zika e os casos de manifestações neurológicas. Dessa forma, a reestruturação da vigilância de manifestações neurológicas é fundamental para o monitoramento e melhor descrição desses casos.

Após a realização das palestras, tanto os participantes presentes, quanto os que acompanharem o debate pela internet poderão interagir com os palestrantes, tirar dúvidas e trazer contribuições. As questões poderão ser enviadas para o e-mail ciclodeestudos.svs@saude.gov.br  e serão respondidas ao vivo.


Transmissão ao vivo

Quem quiser acompanhar o evento pela internet basta acessar este endereço.

Público alvoO Ciclo de Estudos é aberto a todos os interessados no assunto, embora o público prioritário sejam os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), estudantes da área de Saúde e pesquisadores. 

Serviço

Evento: Ciclo de Estudos – ”Infecção por vírus Zika e casos de Síndrome de Guillain Barré (SGB) – desafios para a vigilância e serviços de saúde do SUS”
Local:  Auditório do Edifício PO700 – SRTVN Quadra 701, Via W 5 Norte, Lote D, 1º subsolo
Data: 15 de setembro de 2017
Horário: 15h às 17h

Transmissão em tempo real pelo link: Aqui
Mais informações: (61) 3315-3714/3893 – Coordenação Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços (CGDEP)