O trabalho desenvolvido pelo Cieges foi apresentado na 1ª Assembleia dos Secretários, juntamente com os novos gestores que assumiram o ciclo 2023/2026. A pedido dos secretários, o Conass apoiou a organização dos Cieges estaduais e a construção da Rede de Centros de Inteligência Estaduais, uma rede de colaboração e apoio para a qualificação da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para a criação da Rede Estadual, foram realizadas oficinas nas Secretarias Estaduais de Saúde (SES) com o objetivo de alinhar entendimentos gerais sobre a importância dos centros de inteligência locais, com a participação do secretário estadual e demais gestores e técnicos. Durante essas oficinas, foram discutidas as temáticas relacionadas aos principais tópicos previamente estabelecidos com cada estado.
Houve o alinhamento conceitual dos Centros de Inteligência, a disponibilização de painéis de monitoramento e do banco de dados do Conass, além da definição das prioridades locais. Adicionalmente, foram apoiadas a criação do repositório estadual, a construção de processos de visualização e integração de dados, a elaboração de painéis estratégicos (alertas para os gestores), os processos de análises georreferenciadas, a identificação de melhores práticas e o fortalecimento de recursos humanos para melhoria contínua e troca de experiências.
Atualmente, a Rede Cieges conta com 25 unidades da federação e o Distrito Federal, onde organizam processos de análises, monitoramento e avaliação locais e nacionais. Três estados formalizaram a constituição do Cieges Estadual.