O trabalho desenvolvido pelo Cieges foi apresentado na 1ª Assembleia dos Secretários, juntamente com os novos gestores que assumiram o ciclo 2023/2026. A pedido dos secretários, o Conass apoiou a organização dos Cieges estaduais e a construção da Rede de Centros de Inteligência Estaduais, uma rede de colaboração e apoio para a qualificação da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a criação da Rede Estadual, foram realizadas oficinas nas Secretarias Estaduais de Saúde (SES) com o objetivo de alinhar entendimentos gerais sobre a importância dos centros de inteligência locais, com a participação do secretário estadual e demais gestores e técnicos. Durante essas oficinas, foram discutidas as temáticas relacionadas aos principais tópicos previamente estabelecidos com cada estado.

Houve o alinhamento conceitual dos Centros de Inteligência, a disponibilização de painéis de monitoramento e do banco de dados do Conass, além da definição das prioridades locais. Adicionalmente, foram apoiadas a criação do repositório estadual, a construção de processos de visualização e integração de dados, a elaboração de painéis estratégicos (alertas para os gestores), os processos de análises georreferenciadas, a identificação de melhores práticas e o fortalecimento de recursos humanos para melhoria contínua e troca de experiências.

Atualmente, a Rede Cieges conta com 25 unidades da federação e o Distrito Federal, onde organizam processos de análises, monitoramento e avaliação locais e nacionais. Três estados formalizaram a constituição do Cieges Estadual.

 



CIEGES ESTADUAIS

 


Cieges Pernambuco – CISPE

Responsável: Mariana Silva – Diretora de Monitoramento e Gestão Estratégica da SES/PE
Contato: mariana.neidecs@saude.pe.gov.br | (81) 99488-4221
Mais informações: https://cispe.saude.pe.gov.br/

 

Cieges Rio de Janeiro

Responsável: Luciane Velasques – Superintendente de Informação Estratégica em Vigilância e Saúde – SES/RJ
Contato: luciane.velasque@saude.rj.gov.br
Mais informações: www.saude.rj.gov.br

 

 

Cieges Distrito Federal

Responsável: Rodrigo Vidal da Costa – Subsecretário de Planejamento em Saúde da SES/DF
Contato: rodrigo.vidal@saude.df.gov.br | (61) 99258-6470
Mais informações: https://info.saude.df.gov.br/cieges/

 

 

Cieges Rio Grande do Norte

Responsável: Lívia Maria Martins da Silva – Coordenadora do Núcleo de Informações Estratégicas
Contato: ciegesrn@saude.rn.gov.br
Mais informações: https://cieges.saude.rn.gov.br/