Disponível as aulas do programa avançado sobre o SUS e o futuro das políticas públicas de saúde no Brasil pós Covid19


O Instituto de Economia da Unicamp tem a honra de apresentar o primeiro módulo do curso sobre o SUS, a pandemia e a economia intitulado “O futuro das políticas públicas de saúde no Brasil pós Covid19”, a série de atividades é agrupada em um programa avançado sobre saúde pública, gestão e desenvolvimento e está disponível na íntegra no Canal do IE-Unicamp.

Os encontros têm com o objetivo debater a importância do SUS para a democracia brasileira, bem como a necessidade de políticas públicas para atender às novas exigências por serviços de saúde, assistência e previdência gerados pela Covid19. Diversas pesquisas, no Brasil e no exterior, têm nos indicado que um novo conjunto de demandas sociais exigirá do sistema de saúde organização, estrutura e planejamento incompatíveis com as políticas fiscais austeras e de restrição do financiamento da saúde pública.

O projeto já conta com quatro aulas, que você pode ver abaixo, cujos conteúdos foram pensados para nos ajudar a compreender a complexidade das crises que enfrentamos e como elas se integram e se retroalimentam. Para isso, todas as sessões são multidisciplinares e conta com o apoio de professores e pesquisadores de diversas universidades, centros de pesquisas, entidades e instituições.

1) Economia e saúde pública no combate ao Coronavírus | https://youtu.be/rAtMUmjGNl0
Participantes: Gastão Wagner (Unicamp e Abrasco) e Pedro Rossi (Unicamp)

2) O SUS, a pandemia e a política econômica – uma convergência necessária | https://youtu.be/oD8km19vr7k
Participantes: José Gomes Temporão (Fiocruz e ex-ministro da saúde),  Marcelo de Carvalho Ramos (Unicamp), Pedro Rossi (Unicamp)

3) Os caminhos do SUS e do Estado social brasileiro: Teto de gastos e reforma tributária | https://youtu.be/_CHhJK3FqWI
Participantes: Carlos Ocké (IPEA), Gulnar Azevedo (UERJ e Abrasco) e Eduardo Fagnani (Unicamp)

4) O futuro das políticas públicas de saúde no Brasil pós Covid19 | https://youtu.be/4WOMyOwuIAI
Participantes: Ana Luiza Viana (USP e Região e Redes), Jairnilson Silva Paim (UFBA) e Guilherme Mello (Unicamp)

Para ser notificada (o) sempre sobre as próximas atividades e eventos e receber nossos convites, lembre-se de inscrever-se no canal.