EDIÇÃO 17 – OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZ. DE 2015

Estamos diante de uma conjuntura de crise política, fiscal e econômica que atinge fortemente o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Em decorrência da crise fiscal que afeta a União, os estados e os municípios também padecem com as inúmeras dificuldades impostas pela crise do setor saúde – no SUS e na saúde suplementar.

Diante desse cenário, é consenso entre os gestores estaduais do SUS que deve-se colocar em prática, imediatamente, uma agenda de fortalecimento do SUS que deve incluir financiamento sustentável referenciado por uma revisão do pacto federativo, acompanhados do compromisso com uma agenda de melhoria da gestão do SUS. A 15ª Conferência Nacional de Saúde é uma das oportunidade para enfrentarmos a crise e definirmos os rumos que a sociedade brasileira almeja para fazer valer sua temática em 2015: “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.

Nesse contexto, trazemos na matéria de capa as ameaças e as oportunidades que a crise apresenta para o SUS; como evitar o colapso do sistema de saúde brasileiro; e de que maneira a população é atingida, além da real ameaça à sua maior conquista que é o próprio Sistema Único de Saúde. Inevitável abordamos o subfinanciamento do SUS, que se tornou ainda maior diante do corte orçamentário sofrido pelo Ministério da Saúde.

E já que falamos de crise, de ameaças e de oportunidades, apresentamos a Agenda de Prioridades para a Saúde do Brasil, definida a partir o Seminário do CONASS para Construção de Consensos, realizado em julho deste ano. Ainda na temática de discussão das dificuldades, dos desafios e do futuro do SUS, trazemos os artigos da jornalista Cláudia Collucci, que faz a reflexão “SUS: o futuro que não chega”, e dos especialistas Carlos Ocké e Francisco Funcia, que tratam do “O esgotamento do modelo de financiamento do SUS”.

Na sessão Saúde em Foco, como não poderia deixar de ser, tratamos do aumento de casos de microcefalia que colocam em alerta a saúde pública brasileira.

Desejamos a todos uma excelente leitura.