EDIÇÃO 20 – JULHO, AGOSTO E SETEMBRO DE 2016

O tema central desta edição da Revista Consensus é a proposta de Planificação da Atenção à Saúde que o CONASS está executando junto às secretarias estaduais de saúde no intuito de organizar a Atenção Primária à Saúde à Atenção Especializada nas Redes de Atenção à Saúde.

O projeto conta com a consultoria de Eugênio Vilaça, que concedeu entrevista na qual explica como se deu o início da planificação e o desenvolvimento do projeto, destacando a atuação do CONASS e demais atores na mudança nos processos de trabalho das unidades de saúde a fim de organizar e qualificar a atenção à saúde dos brasileiros.

Ouvimos gestores e profissionais envolvidos na planificação que falaram dos desafios e resultados esperados com o projeto e relataram como se dá a realização de oficinas temáticas, organização e acompanhamento contínuo dos processos de trabalho nas unidades de saúde, vislumbrando uma mudança prática e sedimentada por meio de processos estruturados em planejamento, execução, monitoramento e continuidade. Trata-se de um projeto dinâmico que vêm se aprimorando no decorrer dos mais de 10 anos em que está em curso e cujo conteúdo e metodologia estão descritos no artigo desta edição.

Na seção Saúde em Foco, matéria especial sobre as implicações para o Sistema Único de Saúde da possível aprovação da PEC n. 241/16. Nela, a opinião de autoridades e especialistas ouvidos pelo CONASS e também os dados projetados pelo Grupo Técnico Institucional de Discussão do Financiamento do SUS, que apontam para um déficit de R$ 433bi para o orçamento da saúde nos próximos 20 anos, período de vigência do novo regime fiscal proposto pela PEC.

 

Desejamos a todos uma ótima leitura!