EDIÇÃO 22 – JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO DE 2017
Revista Consensus.

Em 2017, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) completa 35 anos. Muitos são os motivos para comemorar. De uma instituição nascida do ímpeto de aguerridos secretários estaduais de saúde, a fim de atenderem a recomendação de Alma-Ata, a uma instituição respeitada no cenário da saúde pública brasileira, reconhecida pela sua contribuição valorosa na concepção, desenvolvimento e fortalecimento contínuo do Sistema Único de Saúde.

A cada ano de existência ficava claro o potencial daquela instituição que, cada vez mais articulada, via crescer o seu espaço dentro do SUS. Assim, crescia também o respeito de seus pares diante da condução das decisões mais importantes para a saúde.

Crescia também o seu alcance. Suas parcerias dentro e fora do SUS foram tornando-se frequentes e hoje é comum a aproximação de instituições, universidades e organizações internacionais que buscam no CONASS sua expertise no debate sobre questões relevantes para os sistemas de saúde em todo o mundo.

Em três décadas e meia o CONASS tem trabalhado conjuntamente com as instâncias gestoras do sistema, sempre reafirmando o seu compromisso com a luta pela concretização do direito dos cidadãos brasileiros a uma saúde pública de qualidade.

Nesta edição da revista Consensus, apresentamos a você leitor os principais acontecimentos que marcaram a trajetória do conselho antes mesmo da criação do SUS.

A narrativa nas próximas páginas consiste em um resgate histórico da valorosa contribuição do CONASS no fortalecimento das Secretarias Estaduais de Saúde, da representação política dos gestores, da atuação incisiva no processo de formulação das políticas públicas de saúde, do investimento da capacitação de seu corpo técnico e na busca por disseminação de informações e conteúdos que colaborem para o aprimoramento do SUS.

Com a certeza de quem muito contribuiu com as conquistas alcançadas até aqui, o CONASS celebra os seus 35 anos, sem perder de vista os desafios que estão por vir e com a convicção de que ainda há muito a contribuir.

 

Boa Leitura!