EDIÇÃO 24 – JULHO, AGOSTO E SETEMBRO DE 2017

No dia 22 de setembro, foi publicada, no Diário Oficial da União, a Portaria GM/MS n. 2.436, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tema central desta edição da Revista Consensus que traz, em sua matéria de capa, as principais mudanças em relação à reformulação da PNAB.
Nela, apresentamos a opinião dos três Entes da Federação e também do controle social a respeito do novo texto e de como o processo foi conduzido desde que a necessidade de reformulação da política entrou em pauta.
O financiamento da saúde, tema oportuno e importante, é tema de matéria da seção Saúde em Foco que traz a cobertura da 2ª edição Fórum de Debates do SUS, que discutiu o novo regime fiscal e seus impactos na saúde, realizado em São Paulo, nos dias 14 e 15 de setembro com a presença de gestores municipais e estaduais de saúde, economistas e autoridades.
Na sessão institucional a cobertura do Encontro de Secretários de Saúde da Amazônia Legal, realizado em Palmas/TO, no dia 29 de agosto, ocasião em que os gestores dos estados que compõem a região apresentaram experiências exitosos de gestão e debateram sobre Fundos Estaduais de Saúde e aquisição de medicamentos por meio de consórcios.

Boa Leitura!