EDIÇÃO 25 – OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZ. DE 2017

Consolidar aproximadamente 20 mil normas do SUS editadas pelo gabinete do ministro da Saúde nos últimos 27 anos foi o desafio do projeto SUS Legis, tema da matéria de capa desta edição da revista Consensus. Iniciado em maio de 2016 pelo Ministério da Saúde em parceria com o Programa de Direito Sanitário da Fiocruz e a Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o projeto SUS Legis é iniciativa inédita que propicia a sistematização racional dos conteúdos normativos necessários à compreensão e à operacionalização do SUS.
Esta última edição da Revista Consensus de 2017 traz a entrevista do desembargador do Tribunal Regional Regional da 4ª Região, João Pedro Gebran Neto. Nela, o desembargador fala
sobre os desafios da judicialização para os SUS, sobre o peso da indústria farmacêutica e sobre a relação do Judiciário com órgãos como Anvisa e Conitec.
Na seção Saúde em Foco, reportagem especial sobre a queda da imunização no país. Pioneiro na incorporação de diversas vacinas no calendário do SUS, o Brasil vê cair drasticamente, nos últimos anos, a sua taxa de cobertura. Para compreender o motivo, a Revista Consensus ouviu especialistas que apontam para vários fatores que podem estar contribuindo para essa queda.

Boa Leitura!