EDIÇÃO 31 – ABRIL, MAIO E JUNHO. DE 2019
Revista Consensus.

Alberto Beltrame, secretário de Saúde do Pará, eleito presidente do Conass em março deste ano, é o entrevistado desta edição da Revista Consensus. Nas primeiras páginas, ele apresenta seu conhecimento e experiência tanto na área da saúde quanto na política, falando de temas importantes para o Sistema Único de Saúde (SUS), como financiamento, judicialização e gestão tripartite.

O presidente também aborda a necessidade da organização da Atenção Primária à Saúde (APS) para o sucesso do SUS e para a garantia do acesso e, nesse contexto, apresentamos a matéria de capa que trata da aposta do SUS nas Redes de Atenção à Saúde, buscando seu progresso e consolidação por meio de uma metodologia que promove a integração das atenções Primária, Especializada e Hospitalar e organiza os serviços de saúde em redes.

A matéria fala da tendência mundial pela integração dos sistemas de saúde e dos desafios da gestão para operacionalizar as redes, assim como a necessidade de fazê-lo, considerando as transições demográfica, tecnológica e epidemiológica, apresentando a estrutura e o funcionamento da Redes de Atenção à Saúde.

As estratégias e expectativas do Ministério da Saúde com a criação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde também é abordada na matéria, para a qual a Consensus conversou com Erno Harzheim, que assumiu a pasta, e com os presidentes do Conass, Alberto Beltrame, e do Conasems, Mauro Junqueira.

Na seção Saúde em Foco, tratamos da reestruturação dos Fundos Estaduais de Saúde, projeto do Conass que auxilia gestores estaduais de saúde a organizar e adequar os fundos à legislação vigente que compõe um dos eixos do Projeto de Reestruturação Gerencial das Secretarias Estaduais de Saúde (SES), do Programa de Apoio às SES (Pases).

A cobertura da posse da Diretoria do Conass para gestão 2019-2020 está na seção institucional da revista. Encerramos a edição com o artigo Manejo Integrado de Vetores e sua importância para o enfrentamento das arboviroses.

Desejamos a todos uma excelente leitura.