A capilaridade da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Brasil

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Trata-se de revisão integrativa da literatura que objetivou identificar as concepções sobre  educação permanente em saúde no Brasil, as metodologias utilizadas para seu desenvolvimento, as estratégias,  principais  desafios  e  dificuldades  relacionadas  à  execução  da  Política  Nacional  de  Educação  Permanente em Saúde (PNEPS), do Ministério da Saúde do Brasil. O estudo foi desenvolvido em bases de dados  científicas,  em  2015,  resultando  em  94  publicações,  que  discutem  experiências  de  implantação  da  PNEPS. A educação permanente tem sido compreendida quanto aos seus pressupostos conceituais e metodológicos  como  uma  estratégia  transformadora  das  práticas  de  saúde,  com  grande  potencial  para  o  rompimento do paradigma tradicional que orienta os processos de formação dos trabalhadores da saúde. Tem-­se  como  desafio  o  planejamento  e  implementação  da  política  no  âmbito  regional,  cuja  manutenção  precisa se efetivar por meio de gestão participativa e colegiada, exercitando o processo de descentralização e negociação democrática, sustentada nas necessidades locais.

autores
Tania França et al.