12ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite

Foto: Erasmo/MS

Foi realizada nesta quinta-feira (15), na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília, a última reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

O secretário executivo adjunto do Ministério da Saúde (MS), Marcus Vinicius Fernandes, deu início a reunião agradecendo a oportunidade e os serviços prestados na saúde e parabenizou o novo presidente eleito. “Comprimento o povo brasileiro pela democracia e desejo toda sorte para o presidente reeleito Lula nesses próximos anos”, disse.

Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), destacou as parcerias feitas com o Ministério da Saúde. “Durante esses anos o que nos fortaleceu foi a união, não se faz saúde pública sem essa união para um único propósito, a saúde pública”, falou.  Gross acrescentou ainda o importante papel do Conass nesse período. “Essa instituição foi um baluarte para todo o Brasil, é um Conselho que todos os países gostariam de ter para fortalecer a governança que a saúde precisa, fazendo com que o sistema de saúde seja cada vez mais forte”, enfatizou.

Presidente do Conass, Nésio Fernandes Foto: Erasmo

Para ela, o trabalho dos estados durante a pandemia foi fundamental quando se trata do fortalecimento da capacidade de resposta sanitária. “Agradeço a cada um dos secretários estaduais com os quais a Opas trabalhou durante esses anos da pandemia, os secretários fizeram no estado o que o Sistema Único de Saúde – SUS precisava para ser cada vez mais forte”, destacou.

O presidente do Conass, Nésio Fernandes, agradeceu os debates ao longo dos anos e destacou que não seria possível enfrentar a pandemia sozinho. “Ficou evidente que precisamos da união de todos, União, Estados e Municípios para fazer uma boa saúde pública, por isso, agradeço a todos pelo importante papel prestado para a população”, disse ele. O presidente disse ainda que o SUS ganhou, com a pandemia, um grau de pertencimento da sociedade e de instituições. “O Conass tentou sempre ouvir, se posicionou e conseguimos mostrar à sociedade o importante papel do Conselho para o sistema de saúde”, concluiu.

Wilames Freire, presidente do Conasems reforçou a importância do fortalecimento dos três entes e agradeceu a todos os trabalhadores do SUS. “É preciso parabenizar a todos que desempenham este importante papel para saúde, para construir um sistema de saúde cada vez mais forte”, enfatizou.

Pactuação

A única pactuação da 12 ª Reunião da CIT foi referente ao financiamento de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos o Ministério da Saúde. Conass, Conasems e Ministério da Saúde votaram pela pactuação.

Apresentações e Discussões

Painel Epidemiológico e Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Covid-19 – SVS/MS.

Painel Epidemiológico da Monkeypox e perspectivas sobre medicamentos e vacinas – SVS/MS.

Publicação sobre a cooperação Ministério da Saúde e OPAS em saúde ambiental e saúde do trabalhador por meio do Termo de Cooperação 69 – SVS/MS.

Apresentação dos resultados alcançados pela Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde – ADAPS.

Alta Suspeição de Câncer – Protocolo de Acesso à Atenção Especializada – SAES/MS.

Formalização dos Programas Nacionais de Controle do Tabagismo e de Registros de Câncer – SAES/MS.

Situação da Oncologia Pediátrica no Brasil – SAES/MS.

Balanço das atividades da Comissão Intergestores Tripartite 2022 – SE/MS.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000