1ª Mostra de experiências em apoio institucional da gestão federal do SUS
Em 2016, foram criadas na estrutura do Ministério da Saúde (MS) as Seções de Apoio Institucional e Articulação Federativa (SEINSF), vinculadas às Superintendências Estaduais do Ministério da Saúde (SEMS). De acordo com a Portaria nº 1.844, de 13 de outubro de 2016, as SEINSF têm a responsabilidade de assistir o Ministério da Saúde, em consonância com as orientações normativas da Secretaria Executiva, notadamente:
- No fortalecimento do planejamento ascendente;
- Na organização do sistema de saúde em colaboração com os gestores;
- Na articulação da educação permanente em saúde como estratégia de qualificação da gestão do SUS;
- Na qualificação dos processos de informação em saúde;
- Na implementação das políticas públicas de saúde;
- Na avaliação e monitoramento das ações desenvolvidas pelo Ministério; e
- No fomento à inovação na gestão do SUS.
O trabalho do apoio institucional do MS é realizado no território em articulação com as Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e os Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS).
Após quatro anos de criação e estruturação das SEINSF, o Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa (DGIP/SE/MS) considerou oportuno registrar os avanços alcançados. Visando mapear, documentar, divulgar e reconhecer a contribuição do apoio institucional realizado pelas SEINSF para a melhoria da gestão do SUS nos estados, o DGIP/SE/MS promove a 1ª Mostra de Experiências em Apoio Institucional da Gestão Federal do SUS.
A Mostra prevê:
- Apresentação de experiências em uma mostra virtual; e
- Publicação das experiências em meio digital.
Assim, o DGIP/SE/MS convida as SEINSF/SEMS a apresentar vivências e práticas em apoio institucional e articulação federativa. Propõe-se que sejam encaminhados trabalhos demonstrando o esforço empenhado para assistir ao Ministério da Saúde nos estados, com intuito de compartilhar e refletir sobre suas vivências do cotidiano do trabalho.
Para mais informações:
https://linktr.ee/apoioinstitucionalms
Fonte: Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde