Paraíba – Projeto e-Transitar: Ações estratégicas desenvolvidas no ano de 2020

A coordenadora estadual do Programa Vida no Trânsito (PVT) da Paraíba, Gerlane Carvalho, participou no dia 21 de setembro de 2020, da programação da Semana Nacional de Trânsito, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), através de uma live que abordou a temática da “Vulnerabilidade e fragilidade no trânsito: registros e relatos de experiência”.

O painel temático também teve a participação do Diretor Geral do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, Dr. Laecio Araújo, da Coordenadora Executiva do Fórum Paraibano da Pessoa com Deficiência, Carolina Vieira, e do Gerente da Controladoria Regional de Trânsito, Manoel Soares Neto. A mediação foi realizada pela coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-PB, Ana Paula Buzetto.

Diante da pandemia de Covid-19, a programação foi realizada de forma virtual, com transmissão ao vivo, pelo canal do Detran-PB no Youtube e pelo Facebook. O tema central da Semana Nacional de Trânsito, “Perceba o risco, proteja a vida!”, trouxe a necessidade de discutir todos os riscos nas vias e rodovias da Paraíba, envolvendo principalmente as pessoas mais vulneráveis, como pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com deficiência.

A live foi bastante produtiva, com uma boa participação e alcance do público. O PVT-PB apresentou análise epidemiológica dos atendimentos por acidentes de trânsito realizados nos Hospitais Estaduais de Emergência e Trauma de João Pessoa e Campina Grande, além de ter contado com representantes de vários setores públicos que se destacam pelo seu trabalho, no sentido de alertar e minimizar o número de óbitos e sequelados provenientes de acidentes de trânsito na Paraíba.

Ainda em 2020, realizou-se uma live em alusão ao dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, com a participação da Consultora Externa do Ministério da Saúde para vigilância e prevenção de violências e acidentes, Cheila Marina de Lima, do Superintendente do Detran-PB Agamenon Vieira, do Coordenador de Educação para o Trânsito do Denatran Everaldo Valenga e do Chefe do Grupo de Educação para o trânsito da PRF-PB Cledson Ferreira, com medicação da coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-PB, Ana Paula Buzetto, pelo canal do Detran-PB no Youtube.

Destacamos também que o Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDANTS) da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba (SES-PB), através do PVT-PB, realiza o monitoramento e análise dos dados dos registros de atendimentos dos Hospitais Estaduais de Emergência e Trauma da Paraíba e óbitos por acidentes de trânsito no estado, encaminhando mensalmente para os órgãos de trânsito e outros setores o Boletim dos Atendimentos por Acidentes de Trânsito-PB.

Durante todo ano de 2020, estivemos presentes nas agendas do Projeto de Enfrentamento da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito do CONASS, assessorado por Mércia Carvalho. O Projeto vem apoiando, qualificando e promovendo trocas de experiências entre os representantes das SES, possibilitando articulação de ações concretas de prevenção da morbimortalidade – causada por acidentes de trânsito e de promoção da saúde.