27 de setembro – Dia Nacional da Doação de Órgãos

Hoje é o dia Nacional de Doação de Órgãos! Você sabia que os brasileiros são um dos maiores doadores de órgãos e que o Brasil possui o maior programa público de transplantes de órgãos, tecidos e células do mundo?

Porém, a pandemia impactou de forma negativa em todo o processo de doação e transplantes, com a destinação de áreas de diversos estabelecimentos de saúde exclusivos para atendimento de pacientes com a covid-19, incluindo leitos de terapia intensiva e centros cirúrgicos indicados somente para casos de emergência.

Dados do Ministério da Saúde relativos ao período de janeiro a dezembro de 2021, em relação a 2020, apontam para uma diminuição de 4,4% de doadores efetivos e 1% dos transplantes de órgãos sólidos, porém, no total (órgãos, tecidos e células) houve aumento de 27% no número de transplantes realizados, resultado diretamente relacionado com o aumento do número de transplantes de córnea, consequência da retomada progressiva das atividades de transplantes que foram fortemente afetadas pela covid-19.

Seja um doador

A doação consiste em fazer o bem para uma pessoa desconhecida, mesmo depois que a vida tenha se apagado no corpo de um ente querido. É poder transformar a tristeza por quem se foi, na alegria por quem pode ficar.

De um doador é possível obter vários órgãos e tecidos para realização do transplante. Podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões. Com isso, inúmeras pessoas podem ser beneficiadas com os órgãos e tecidos provenientes de um mesmo doador.

Mas, é importante saber que não basta você se declarar doador, é importante que sua família saiba da sua vontade e respeite essa decisão. Por isso, se você tem esse desejo, não deixe de avisar para a família, amigos e pessoas próximas. Seja um doador!

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000