Vigilância em Saúde Ambiental em pauta no Conass

O Conass promoveu, no dia 19 de abril, a Câmara Técnica de Vigilância em Saúde Ambiental (CTVSA), com a participação dos representantes que trabalham com o tema nas secretarias estaduais de saúde. Para o encontro foram convidados a coordenadora Geral de Vigilância Ambiental do Ministério da Saúde (MS), Thaís Cavendish e os técnicos da coordenação.

Na reunião foram abordados o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), bem como a qualidade dos dados inseridos nesse sistema para evitar que haja erros de informações e consequente interpretação incorreta da qualidade da água de consumo.

Para o secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso, o tema é de relevância nacional e internacional. “Precisamos pensar em estratégias para cuidar do planeta e para as pessoas terem uma vida saudável e com qualidade”, disse..

O encontro coordenado pelo assessor técnico do Conass e responsável pela CTVSA, Fernando Avendanho também abordou a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) e a atuação da saúde ambiental em situações de queimadas. Além disso, o assessor técnico do Conselho e Cientista de dados, Felipe Ferré, apresentou para os participantes, o Centro de informações estratégicas da gestão estadual do SUS (CIEGES) .

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-2000