Conass participa do IV Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental

O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, participou da abertura do IV Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental, realizado hoje (18), em formato virtual. Promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental, do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador e da Secretaria de Vigilância em Saúde, o evento tem como objetivo compartilhar experiências, fortalecer a Vigilância em Saúde Ambiental no Brasil e promover a reflexão e a integração da atuação dos componentes da vigilância.

A Vigilância em Saúde Ambiental e é organizada a partir dos seguintes componentes: a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano; a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Substâncias Químicas; e a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Poluentes Atmosféricos.

A qualidade da água que a população brasileira consome é monitorada constantemente pela Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, de modo a proteger a saúde das pessoas de possíveis contaminações químicas e biológicas. “A exposição humana a substâncias químicas perigosas pode causar uma série de problemas de saúde, desde intoxicações leves até câncer e óbito”, destacou Frutuoso.

As empresas que prestam serviços de abastecimento de água devem cumprir procedimentos e exigências da Vigilância, de acordo com a Norma brasileira de potabilidade da água, e prestar informações sobre o abastecimento e sobre a qualidade da água periodicamente para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a população.

O secretário destacou que os poluentes atmosféricos são riscos ambientais que afetam consideravelmente a saúde humana, causando problemas respiratórios, doenças cardiovasculares e até câncer. “A Vigilância em saúde ambiental busca informações sobre esses problemas e faz recomendações para diminuir os danos causados pelas contaminações e exposições aos agentes poluidores”, disse ele.

O evento contou com a participação de mais de 2 mil inscritos do país inteiro com o intuito de propiciar espaço aberto e autogestionado para trocas de experiências exitosas ou reflexões sobre a prática da VSA nos territórios.

Ascom Conass, com informações Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000