Conass participa do 13º. Congresso Brasilieiro de Saúde Coletiva e do Fórum sobre Políticas Estaduais de Atenção Hospitalar

Conass e o Observatório de Política e Gestão Hospitalar – OPGH/Fiocruz vão realizar um Fórum sobre as Políticas Estaduais de Atenção Hospitalar, um evento que faz parte das atividades pré-congresso do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCÃO 2022). O evento acontecerá nos dias 19 e 24 de novembro, que será para convidados,  em Salvador-BA. O tema desta edição é “Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social”.

 “O 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva ocorrerá num ano extremamente importante para o futuro político do país, assim, esperamos que os debates estimulem reflexões e propostas que possam ser incorporadas à agenda da Saúde, da Educação e da Ciência e Tecnologia dos próximos governos, seja Federal ou Estaduais, de modo a contribuir para a reconstrução e redirecionamento das políticas públicas relevantes e estratégicas para o Brasil”, apontam Isabela Cardoso Pinto (Presidente do Congresso), Rosana Onocko Campos (Presidente da Abrasco) e Maurício Barreto (Presidente de Honra do 13º Abrascão), na carta de apresentação do evento.

O OPGH/Fiocruz, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde – CONASS, promove nesta ocasião o Fórum sobre as Políticas Estaduais de Atenção Hospitalar, atividade pré-congresso que ocorrerá nos dias 19 e 20, na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, em Salvador.

As atividades pré-congresso integram a programação científica do evento. Confira aqui a programação completa.

Fórum sobre as Políticas Estaduais de Atenção Hospitalar

Qualificar a atenção e a gestão hospitalar tem representado um enorme desafio para os gestores públicos. Ao longo dos últimos anos, os governos estaduais têm assumido protagonismo crescente na elaboração e execução de políticas e programas para a área.

O Fórum tem o propósito de promover o debate de iniciativas implementadas em período recente pelos governos estaduais no campo da gestão e atenção hospitalar, de modo que sejam conhecidas e analisadas as prioridades eleitas, as principais estratégias de ação adotadas, os resultados alcançados, bem como os limites e as dificuldades observadas ao longo da sua execução.

Pretende-se, desse modo, propiciar o intercâmbio de experiências e ideias, possibilitando o aprendizado e favorecendo a disseminação de melhores práticas e soluções criativas a problemas comuns, bem como a sistematização de questões que possam subsidiar a formulação de políticas para o SUS.

O evento é fechado e contará com a presença de gestores diversas secretarias estaduais. Já estão confirmados representantes da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Somam-se a este público, convidados de outras instituições de saúde e do meio acadêmico.

As apresentações abordarão diversos tópicos associados ao campo: (i) reordenação da oferta, ampliação do acesso e qualificação da atenção à luz das necessidades; (ii) integração dos hospitais na rede de atenção à saúde; (iii) regulação da atenção e do acesso ao cuidado hospitalar; (iv) financiamento, modalidades de remuneração e critérios de alocação de recursos; (v) modelos de gestão hospitalar, contratualização e adoção de novas ferramentas gerenciais.

Publicaremos em breve uma síntese dos trabalhos, debates e recomendações oriundas do Fórum.

Fonte: Abrasco