Secretários de Saúde do Cosud visitam novo prédio do Instituto Estadual do Cérebro

Secretários de Saúde do Cosud visitam novo prédio do Instituto Estadual do Cérebro Obras estão em fase de finalização e vão dobrar a capacidade de atendimento

O secretário de Estado de Saúde Doutor Luizinho fez uma visita guiada, na sexta-feira (3/03), ao Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN) com os secretários de Saúde que participam da 7º edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O grupo percorreu o novo prédio da unidade, que está em fase de conclusão, e possibilitará dobrar a capacidade de atendimento.

– Foi uma honra, neste segundo dia do Cosud, receber os secretários e seus representantes neste equipamento de excelência no atendimento de alta complexidade. O prédio e os leitos já estão prontos. Em breve, estaremos inaugurando a expansão do hospital com o governador Cláudio Castro. Serão mais leitos que farão diferença na vida das pessoas- disse o secretário.

A IECPN passou por intervenções que ampliaram e modernizaram o espaço. Com investimento de R$ 6,7 milhões, a obra inclui uma nova UTI pediátrica, enfermaria, sala de reabilitação, brinquedoteca, novo refeitório, cozinha, alem de uma nova recepção e entrada da unidade. Depois da expansão, o Instituto passa a contar com 49 leitos de enfermaria (39 leitos adultos e 10 pediátricos) e mais 10 de UTI infantil (3 neonatais e 7 pediátricos). Eles se somam aos 44 leitos de UTI adulto já existentes.

Inaugurado em 2013, o IECPN é referência internacional em neurocirurgia de alta complexidade e passa por um processo de modernização do seu parque tecnológico. Em nove anos de existência, a unidade realizou mais de 11 mil atendimentos, 9 mil cirurgias e 95 mil exames.
Desde abril de 2022, o instituto conta com um eletroencefalógrafo 24 horas para mapeamento cerebral de pacientes com diagnóstico de epilepsia. O equipamento, que filma em HD, é o modelo mais atualizado do mercado.

O Gamma Knife, aparelho que realiza radiocirurgias no cérebro com extrema precisão e sem necessidade de incisões, recebeu uma atualização de ponta. Com o upgrade, o equipamento, que realiza em média 22 cirurgias por mês, passou a fazer o tratamento de várias doenças até então não atendidas.

No Brasil, existem quatro equipamentos Gamma Knife, e o IECPN é o único hospital público do país a possuir um. Além disso, é o hospital que faz o maior número de procedimentos com essa máquina.

O Instituto receberá ainda um acelerador linear de alta tecnologia para realização de radioterapia. O aparelho vai auxiliar na complementação do tratamento de pacientes com tumores cerebrais e metástase operados pelo IECPN. A previsão é que, com a chegada do acelerador, 50 novos pacientes sejam atendidos mensalmente na unidade.

O Instituto – O IECPN atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e é um dos primeiros centros do país voltado ao tratamento de doenças neurocirúrgicas do sistema nervoso central, como tumores, doenças vasculares e doença de Parkinson. Além disso, é uma importante instituição de ensino e pesquisa, com mais de 200 artigos publicados, inclusive com parcerias internacionais com países como Portugal, França e Reino Unido. A unidade conta com quatro salas de centro cirúrgico e mais de 800 profissionais, sendo mais de 170 médicos.

Reconhecimento internacional – O Instituto Estadual do Cérebro conquistou, em 2017, a Certificação Internacional da World Federation of Neurosurgical Societies (Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia), que reconhece a unidade como centro de referência internacional para pós-graduação em neurocirurgia.

Fonte: SES/RJ