Secretaria de Estado de Saúde do RJ recomenda aplicação da vacina Influenza para toda população fluminense a partir de seis meses

Secretaria de Estado de Saúde do RJ recomenda aplicação da vacina Influenza para toda população fluminense a partir de seis meses De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 967.434 doses foram aplicadas em quase sete milhões de pessoas

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) recomendou a disponibilização da vacina Influenza para toda a população na faixa etária acima de seis meses de idade, com aplicação de doses a partir do dia (06/05), dia D de vacinação contra a gripe, em todos os 92 municípios do estado.

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 967.434 doses foram aplicadas em quase sete milhões de pessoas. Esse quantitativo representa 15,70% do público-alvo definido pelo PNI/MS, cuja meta é de 90% dos grupos prioritários. A vacinação vai até o dia 31/05.

“A Secretaria vem disponibilizando normalmente as doses enviadas pelo Ministério da Saúde para os 92 municípios do estado, para que não haja descontinuidade da aplicação da vacina. Quem não puder comparecer hoje, dia D de vacinação, pode procurar os postos de saúde mais perto de casa ou do trabalho ao longo de todo o mês de maio. Resolvemos liberar as doses para toda a população a partir dos seis meses, justamente por entender a importância da imunização e prevenção”, disse o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, durante a entrega de 14 novas ambulâncias do SAMU 100% RJ, em Volta Redonda, para mais oito cidades do Médio Paraíba.

A vacina contra a Influenza pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos, exceto para crianças de 5 a 11 anos de idade. Esse grupo deve aguardar um período de 15 dias entre as vacinas e priorizar a administração da dose contra Covid-19.

Fique atento:

• A vacina contra a gripe pode ser administrada com quaisquer outras vacinas do calendário vacinal;
• Quem teve Covid-19 tem que aguardar quatro semanas após o início dos sintomas ou resultado positivo do exame para receber a vacina contra gripe;
• A Anvisa orienta que os vacinados devem esperar um período de 48 horas para doar sangue;
• Quem estiver com febre moderada ou grave deve adiar a ida ao posto para se vacinar;
• A vacina contra gripe é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de alergias graves a doses anteriores.

Fonte: SES/RJ

Fotos : Mauricio BAZILIO/SES