SES participa do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

Evento é promovido pela Escola de Aperfeiçoamento do SUS (Eapsus). Instituição comemora dez anos de atuação no aprimoramento de profissionais da rede

Durante dois dias, serão realizadas palestras pela manhã e oficinas de capacitação no período da tarde para todos os inscritos. A proposta visa à qualificação dos serviços e dos profissionais de saúde. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) participou nesta terça-feira (22) do II Seminário de Educação Permanente em Saúde, promovido pela Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (Eapsus), integrante da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). Até amanhã (23), das 8h às 12h, gestores, servidores e convidados de outros órgãos e estados debatem sobre o papel da Eapsus na capacitação de profissionais de saúde do DF ao longo de dez anos.

O secretário-adjunto de assistência à saúde (SAA), Luciano Agrizzi, integrante da mesa de abertura desta terça, ressaltou a importância da SES-DF no fomento das atividades desenvolvidas pela Fepecs. “Temos trabalhado, juntos à fundação, no planejamento e na promoção das ações de saúde, para que a execução seja exitosa no atendimento às necessidades da rede pública do DF.”

A mesa de abertura também foi composta pelas diretorias da Fepecs e da Eapsus e por representantes da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) da SES-DF, da Comissão de Integração ensino-serviço (CIES), do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Na ocasião, a diretora da Eapsus, Fernanda Monteiro, destacou a relevância da pesquisa e do ensino na atualização profissional. “Esse aperfeiçoamento é extremamente necessário, pois a Ciência é dinâmica, os procedimentos mudam, novos medicamentos surgem. Precisamos acompanhar essa evolução.”

A partir do segundo semestre de 2023, um Plano de Educação Permanente do DF deve ser elaborado com a SES-DF e com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). “O documento vai nortear as temáticas prioritárias nos próximos quatro anos para a capital federal em termos de ensino e pesquisa. É um processo importantíssimo e que certamente os servidores que estão na ponta serão ouvidos”, complementou Monteiro.

Servidora lotada na Eapsus desde sua fundação, Elaine Cristina Takenaka foi condecorada com uma menção honrosa em retribuição aos anos de contribuição. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF.

A programação desta manhã incluiu também um momento de homenagem aos servidores que acompanham a trajetória da Eapsus desde a sua fundação. Uma das homenageadas foi a chefe do Núcleo de Avaliação dos Estágios da escola, Elaine Cristina Takenaka. “Estou muito honrada pela homenagem, pois esse seminário consolida o nosso trabalho nesses últimos dez anos e reforça nosso compromisso com a educação”, apontou durante a condecoração.

Foco no Aprendizado e na Integração

O seminário contou ainda com a participação de representantes das Escolas de Saúde Pública do Paraná e do Ceará, que compartilharam suas experiências como centros formadores de recursos humanos na área da saúde.

Durante os dois dias de evento, serão realizadas palestras pela manhã e oficinas de capacitação no período da tarde para todos os inscritos. A proposta visa à qualificação dos serviços e dos profissionais de saúde, promovendo a excelência nos cuidados oferecidos à população.

“Essa vinculação da educação permanente tem que ser diário e fazer parte da rotina. Não é um evento isolado. São dez anos de atuação. Essa relevância se dá pela possibilidade de interação entre as pessoas, a compreensão do trabalho de cada um. O produto dessa articulação será um ganho para as pessoas que vão utilizar o serviço de saúde”, destacou o representante do Conass, Jurandi Frutuoso.

Karinne Viana, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura