Representantes das secretarias estaduais de saúde participam da Câmara Técnica de Informação e Informática em Saúde

Com o objetivo de conhecer os sistemas de gestão hospitalar na rede estadual da Bahia e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), os painéis analíticos no âmbito da Gestão Federal e a situação atual da implantação dos centros de inteligência estaduais (rede Cieges), os assessores técnicos do Conass, Nereu Henrique Mansano e Felipe Ferré, reuniram-se com representantes das Secretarias Estaduais da Saúde (SES), para a Câmara Técnica de Informação e Informática em Saúde do Conass (CTIIS).

O encontro, que aconteceu ontem e hoje (13), propiciou a troca de experiências entre as SES e os convidados, e contribuiu para a melhoria das áreas de tecnologia dos estados. “Vamos mostrar as ferramentas mais usadas hoje para que todos tenham conhecimento, trocar experiências, tirar dúvidas e pensar em como ter mais efetividade dentro da realidade de cada estado”, disse Nereu.

Para Ferré, o espaço serve para que todos os técnicos tirem dúvidas e falem sobre as perspectivas de cada SES e dos gestores estaduais. “Aqui temos a oportunidade de compartilhar o trabalho que vocês estão desenvolvendo e mostrar as ações efetivas em seus locais, pois elas podem servir para outros estados”, falou Felipe.

No primeiro dia, uma das principais pautas do encontro foi sobre o software AGHUse, usado na Bahia e apresentado pelo diretor de Tecnologia da Informação da Sesab, Diego Daltro. “O sistema permite registrar os processos administrativos, assistenciais e de apoio à assistência de forma integrada”, falou.

Segundo ele, a plataforma permitirá reunir todas as informações dos atendimentos realizados na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia. “O nosso principal desafio quando criamos o software, foi criar um processo de fácil acesso, qualificação do atendimento, redução do tempo de espera da regulação, redução de custo e transparência para a população”, disse Daltro. Ele destacou ainda, que o sistema que está sendo desenvolvido pelo Governo Baiano também poderá ser utilizado por outros estados.

No período da tarde, Luiz Viamonte, coordenador de desenvolvimento de sistemas de informações da Ebserh, falou sobre o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHUX), que tem foco no paciente, adotado como padrão em todos os Hospitais Universitários Federais da rede Ebserh.

Viamonte explica que o AGHUX proporciona automatização dos processos assistenciais e administrativos, fornecendo à gestão hospitalar acesso a informações para tomada de decisão em tempo real, além de possibilitar aos pacientes celeridade no atendimento. “O aplicativo serve para apoiar a padronização das práticas assistenciais e administrativas dos hospitais universitários federais, permitindo a criação de indicadores nacionais que facilitarão a criação de melhorias comuns para toda a Rede”, disse.

No segundo dia, representantes do Ministério da Saúde estiveram na reunião para apresentar os painéis analíticos no âmbito da gestão federal “Sala de Gestão Estratégica do Ministério da Saúde” (Sage). Além disso, foi apresentada a situação atual da implantação dos centros de inteligência estaduais (rede Cieges) e o sistema de prestação de contas de gestão e auditoria da Secretaria de Estado de Saúde do Amapá. Ascom Conass ascom@conass.org.br (61) 3222-3000