6ª edição da Feira de Soluções para a Saúde

A Fiocruz Brasília e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizarão, entre os dias 27 e 29 de novembro de 2023, a 6ª edição da Feira de Soluções para a Saúde. O evento acontecerá no Millenium Convention Center, no clube da Ascade e terá como tema a Transformação Digital na Saúde. A feira tem patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

O objetivo da feira é apresentar propostas de soluções para a saúde nos eixos social, tecnológico e de serviços, e que aproximem o universo científico de outros produtores de conhecimento do tema. O evento reunirá especialistas e entusiastas da área de saúde para promover parcerias institucionais de ciência, tecnologia e inovação, identificar atores e tecnologias regionais, e estimular a aplicação do conhecimento científico na busca de soluções para desafios em saúde no âmbito do Distrito Federal.

A programação do evento inclui palestras, oficinas, workshops, seminários, rodas de conversa, simpósios, mesas de negociação (pitches), apresentação de pôsteres, hackathona, além dos estandes de parceiros e apresentações das soluções.

Para cadastrar uma solução, acesse solucoes.agora.fiocruz.br. No menu superior à direita, em Cadastrar Solução, escolha o tipo da proposta (de serviço, industrial ou social), selecione Feira de Soluções DF e preencha o formulário.

A Feira de Soluções para a Saúde tem público de profissionais, gestores da saúde; pesquisadores; trabalhadores do setor saúde, da cidade, do campo e da floresta; movimentos sociais organizados e estudantes, e contará com a participação de institutos de financiamento e de fomento à pesquisa, instituições e institutos de pesquisas, empresários, empreendedores, representantes de associações e do setor produtivo de fármacos, medicamentos, equipamentos, diagnóstico e gestores da saúde.

A realização da Feira de Soluções para a Saúde conta com o apoio de instituições como Ministério da Saúde, Governo do Distrito Federal (GDF), Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs), Universidade do Distrito Federal (UnDF), Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) e Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF).

Hackatona

Como parte da Feira de Soluções para a Saúde, a Fiocruz irá realizar a “Hackatona: Inovação na transformação digital em saúde para o enfrentamento da Covid-19 e suas consequências”, que busca selecionar e desenvolver propostas de inovação aberta que apresentem produtos, serviços e/ou processos, para prover à sociedade do Distrito Federal soluções digitais relacionadas à transformação digital na saúde para o enfrentamento a pandemias como da Covid-19 e seus efeitos diretos ou secundários. Confira o edital e participe

Histórico 

Com público participante estimado em mais de oito mil pessoas, as diferentes edições da Feira de Soluções para a Saúde já fazem parte do calendário institucional da Fiocruz.

A primeira Feira de Soluções para a Saúde foi realizada em 2017, na Bahia, com foco no enfrentamento do zika vírus. A partir da primeira edição, outras questões de importância sanitária foram tema do evento. Em 2019, no Rio Grande do Sul, com foco em Saúde Única para territórios saudáveis e sustentáveis, e no Ceará, com o tema da Saúde Digital para Territórios Saudáveis e Sustentáveis. A quarta edição, em formato virtual, em 2020, deu destaque para soluções em meio à pandemia de Covid-19. Ano passado, em Natal (RN), a Feira foi específica para questões da Agricultura Familiar.

Clique aqui para conhecer as soluções já apresentadas nas edições anteriores da Feira de Soluções para a Saúde.

Fonte: Fiocruz Brasília