Enfermeiros e técnicos que atuam nas UTI´s de Rondônia serão capacitados

O Governo da Cooperação, através da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), abre nesta segunda-feira (4), às 18h, no Rondon Palace Hotel, o curso “Cuidados Fundamentais ao Paciente Crítico”.

A capacitação é voltada aos enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas Unidades de Terapia Intensia (UTI) do Hospital de Base Ary Pinheiro, Pronto Socorro João Paulo II e Assistência Médica Intensiva, e contará com aulas teóricas e práticas que serão ministradas na faculdade São Lucas em Porto Velho, com duração de três dias a partir da terça-feira (5). “É mais um avanço na qualidade da saúde pública do Estado. Com iniciativas como estas, vamos conseguir avançar cada vez mais”, disse o secretário da Sesau, Williames Pimentel.

Serão abordos mais de 25 temas entre eles “Via Aérea e Ventilações”; “Ventilações com Máscara”; “Compressões e ventilações, obstrução das Vias Aéreas em Adulto , Criança, e Lactente”; entre outros assuntos importantes para cuidados com pacientes que estejam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O curso será ministrado por sete profissionais do Instituto do Coração do Hospital das Clinicas (INCOR): os médicos Ana Maria Peixoto Cardoso Duque,  Diego Manoel Gonçalves,Léa Cristina Alexandre, Kelly Regina Tavolari, Valdir Roberto B. Benites, André Virgulino Leite e Thatiane Facholi Polastri, e também acompanhado pelo Comitê Nacional de Ressuscitação (CNR), este é o primeiro ministrado no Estado.

“Essa capacitação vai envolver tantos os profissionais que já trabalham nas UTI’s, além de preparar os que irão atuar nos 35 leitos que serão inaugurados em breve.

Para conclusão e certificação serão realizadas três provas, uma teórica e duas práticas. Serão certificados os alunos que obtiverem mínimo de 84% na teórica e aprovação nas duas provas práticas.

Texto – Antonia Lima – Assessoria Sesau

Foto: Internet