Alagoas – Profissionais da Atenção Básica participam de capacitação sobre teste rápido em União dos Palmares

Curso vai preparar médicos, enfermeiros e farmacêuticos para a implantação da testagem rápida do diagnóstico de HIV e sífilis na rede básica

Com o objetivo de reduzir a transmissão vertical por HIV e sífilis e o adoecimento precoce das crianças por Aids, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) dá prosseguimento à Capacitação em Teste Rápido para diagnóstico de HIV e sífilis. O curso acontece nesta terça-feira (30), a partir das 8h30, no auditório da prefeitura de União dos Palmares, no Centro. Na quarta-feira (31), os profissionais participam de uma ação prática referente ao treinamento.

Dessa vez, médicos, enfermeiros e farmacêuticos da Atenção Básica de União dos Palmares e São José da Laje participam da capacitação, que tem como finalidade a implantação da testagem rápida do diagnóstico de HIV e sífilis na rede básica municipal e o tratamento oportuno, reforçando assim a importância das ações de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids.

“Com a adesão dos municípios à Rede Cegonha, é necessária a capacitação dessas equipes na realização do teste rápido de forma que o serviço seja ofertado na própria unidade de saúde que a gestante faz seu pré-natal, além de realizar o tratamento adequado e oportuno”, explicou Mona Lisa dos Santos, gerente de Agravos Crônicos da Sesau.

Programação – No primeiro dia do curso, serão abordados o perfil e aconselhamento, por meio de temáticas que vão apresentar a proposta da Rede Cegonha, o perfil da Aids e sífilis no Estado e também o aconselhamento. O segundo dia será reservado para a parte prática do curso, quando será realizado o teste rápido, além de debates e o plano de ação.

A Rede Cegonha é um programa do governo Federal em parceria com os Estados e os municípios para melhorar à assistência  destinada às gestantes e aos recém-nascidos e o teste rápido faz parte de uma das estratégias do programa. Alagoas é o primeiro estado a implantar o programa. O teste rápido já foi implantado nos  municípios de Maceió, Atalaia, Arapiraca, Campestre, Delmiro Gouveia, Junqueiro, Marechal Deodoro, Matriz do Camaragibe, Palmeira dos Índios, Paulo Jacinto, Piranhas, Rio Largo, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Sebastião, União dos Palmares, Teotônio Vilela, Santana do Ipanema e Pilar.

Danielle Cândido
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde de AL
Contatos Redação – (82) 3315.1118 / 8833.4174 / 8833.4114

Acesse o nosso Portal:
www.saude.al.gov.br