A Carreta da Mulher Pernambucana já realizou 4.364 atendimentos desde o início das atividades em 31 de maio. Entregues pelo Governo de Pernambuco e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), as unidades móveis seguem atuando simultaneamente nos municípios de Bezerros, Palmares e Recife, desta segunda-feira (07/07) até o próximo dia 14 de julho. Ampliando o acesso das mulheres aos serviços especializados em saúde.
As carretas oferecem exames e consultas com foco na saúde da mulher, como mamografia, ultrassonografia de mama, colposcopia, punção da mama guiada por ultrassonografia, biópsia de lesão de colo de útero, além de teleconsulta com mastologista e atendimento com ginecologista. Também são realizadas orientações educativas sobre cuidados preventivos e autocuidado.
Os atendimentos estão sendo disponibilizados por agendamento, realizado por meio da Central de Marcação de Consulta Especializada (CMCE), com encaminhamento emitido pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Algumas ofertas por atendimentos podem ser realizadas por demanda espontânea, sendo realizados conforme critérios e encaminhamentos médicos.
A Gerente da III Regional de Saúde, Joyce Morais, enfatizou a chegada e a importância da Carreta para as mulheres dos municípios de abrangência da Geres. “A chegada da Carreta da Mulher a Palmares representa mais do que a oferta de exames, é um cuidado que se aproxima da realidade de muitas mulheres que, por diversos motivos, ainda encontram dificuldades para acessar os serviços de saúde. Queremos que cada mulher se sinta acolhida, escutada e cuidada. É um convite para que elas parem um pouquinho a correria do dia a dia e olhem para si mesmas, para sua saúde. Cuidar da sua saúde é um ato de amor — por você, por quem você ama, por sua história”, afirmou.
SERVIÇO – Carretas da Mulher
Horário de atendimento: 9h às 17h
• Bezerros (Agreste)
Local: Rua Dr. Paulo Viana de Queiroz, bairro de São Sebastião
• Palmares (Zona da Mata Sul)
Local: Pátio da Sulanca, Rua Cel. Pedro Paranhos
• Recife
Local: Rua Frei Cassimiro, bairro de Santo Amaro
—
Fonte: SES/PE