
Os Núcleos Estaduais de Gestão e Estratégia da Segurança do Paciente (Negesp) têm crescido gradativamente no País, dada a ampla adesão dos secretários de saúde à iniciativa. Atualmente, 17 secretarias estaduais de saúde já receberam as oficinas de implementação do Núcleo. Oficinas estas que continuarão ocorrendo no segundo semestre de 2025, demonstrando o compromisso do Conass com a qualificação da gestão.
Atualmente, 17 secretarias estaduais de saúde já receberam as oficinas de implementação do Núcleo. Oficinas estas que continuarão ocorrendo no segundo semestre de 2025, demonstrando o compromisso do Conass com a qualificação da gestão estadual, a proteção dos usuários dos serviços de saúde e o fortalecimento da cultura de segurança.
Este crescimento impõe um novo desafio que consiste em consolidar uma base normativa e gerencial capaz de sustentar, de forma duradoura e eficiente, as ações estratégicas voltadas à segurança do paciente no âmbito estadual.
Nasce assim o documento Proposta de Regimento Interno e Programa de Monitoramento e Avaliação do Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia da Segurança do Paciente, um instrumento estratégico para orientar a atuação dos Negesp em consonância com os princípios do projeto Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia da Segurança do Paciente.
Nele você encontrará critérios claros de governança, atribuições, composição e funcionamento dos núcleos, favorecendo a articulação institucional e a gestão integrada de ações intersetoriais.
O documento está disponível na nossa biblioteca digital. Baixe aqui e compartilhe.
—
Assessoria de Comunicação do Conass