No Dia Nacional de alerta contra insuficiência cardíaca, SES-TO reforça a prevenção

A doença pode ser evitada com o controle da pressão arterial e do peso, além da prática de atividade física e alimentação saudável
09 de julho é o Dia Nacional de alerta contra insuficiência cardíaca – Foto: Reprodução internet 

A insuficiência cardíaca é uma doença grave, um problema de saúde pública, sendo uma das principais causas de morte no Brasil e tem como o Dia Nacional de alerta, 09 de julho. Na data, Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reforça a importância da prevenção. No Brasil, há aproximadamente dois milhões de pacientes com insuficiência cardíaca e 240 mil casos novos a cada ano.

A médica cardilogista do Hospital Geral de Palmas (HGP), Érika de Souza Teixeira explica que, “a insuficiência cardíaca é uma doença causada por uma disfunção do músculo do coração que pode ter várias causas, dentre as principais a hipertensão arterial, o uso de bebida alcoólica, o diabetes, as doenças que levam ao entupimento das artérias do coração, o infarto”.

“O tratamento da insuficiência cardíaca é feito com remédios que devem ser usados continuamente sem parar, que ajudam ao músculo do coração a bater de uma maneira mais adequada e também o tratamento pode envolver alguns procedimentos, por exemplo, no caso do infarto ou no entupimento das artérias, procedimentos para desentupir as artérias, como cateterismo, angioplastia ou às vezes cirurgias do coração. A insuficiência cardíaca é uma doença muito grave, muitas pessoas morrem ao ano devido a insuficiência cardíaca”, completou a especialistas.

Segundo o motorista, Generival Oliveira “eu descobri o problema no coração após a refeição do meio-dia, eu senti uma dor muito forte no coração e no peito também. Fui para o hospital e imediatamente fiz uma cirurgia para colocação de um stent na veia. Atualmente tomo medicação para manter boa a pressão, para prevenção de derrame cerebral, manter as veias mais limpas e digestão bem regulada. Os cuidados que faço hoje são os exercícios regulares, mantenho a medicação em dia, sempre volto ao médico regularmente, evito esforço físico pesado, tomar sol, só caminho e não corro”.

“Como exemplo do que aconteceu comigo, eu quero citar o seguinte, tenho uma saúde regularmente boa, provado pelos exames que sempre faço, sempre me alimentei bem, evitei comida gordurosa e tudo. E esse acontecimento, como o médico mesmo me falou, ocorreu por estresse. A minha veia não estava entupida por gordura, o problema no meu coração e veia ocorreu por estresse. Então, é muito importante ter todos os cuidados com a saúde física e principalmente cuidar da mente também”, acrescentou.

Sintomas

Os sintomas da insuficiência cardíaca geralmente são falta de ar, cansaço, cansaço para fazer as tarefas que você antigamente fazia e não tinha cansaço, inchaço das pernas ou edema de membros inferiores, fadiga e às vezes desmaios

Prevenção 

A especialista orienta sobre como se prevenir e evitar a insuficiência cardíaca. “É necessário cuidar da pressão, manter controlada se a pessoa for hipertensa, tratar o diabetes, não fumar, não beber, manter o peso controlado, fazer atividade física, boa alimentação  e adotar um estilo de vida saudável. Caso a pessoa tenha alguma doença crônica dessas citadas ou outras é primordial realizar o acompanhamento médico regular, para prevenir o aparecimento da insuficiência cardíaca”.

Edição: Aldenes Lima – Governo do Tocantins

O motorista Generival Oliveira teve problema no coração, atualmente mantém uma vida saudável e faz acompanhamento médico – Divulgação SES-TO 
por Luciana Barros/Governo Tocantins