Amazonas sedia o 5º Encontro Nacional da Rede Cieges

Fotos: Evandro Seixas(SES-AM)

No Amazonas, a presidente do Conass, Tânia Mara Coelho, foi recebida pela secretaria estadual de saúde, Nayara Maksoud, para o 5º Encontro Nacional da Rede Cieges. O encontro marca a inauguração do Cieges-AM e reúne representantes de 17 estados, além de representantes do Ministério da Saúde e de autoridades locais e nacionais.

O encontro é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde e pelo Conass e traz como temas centrais a transformação digital e o uso da inteligência artificial no Sistema Único de Saúde, além de promover o intercâmbio de experiências.

A implantação do Cieges no estado é, para Nayara Maksoud, um na modernização do SUS e na gestão assertiva da saúde, baseada em informação, pois permite que os dados da assistência e da vigilância seja conectadas, de forma estruturada com informações em tempo real.

Para Tânia Mara a transformação digital representa uma mudança de paradigma da gestão e portanto, a inovação em processos e serviços de saúde deixou de ser uma opção e tornou-se uma necessidade estratégica. “Nesse sentido, o Conass tem um papel de destaque na coordenação da criação dos Centros de Inteligência estaduais, que transformam dados com uso de tecnologias leves em decisões para fortalecer a gestão do SUS”, destacou.

O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso e o gerente do Cieges, Sandro Terabe participam do evento que acontece até sexta-feira, 18 de julho.

A Rede Cieges, formada pelos Centros de Inteligência Estratégica de Gestão do SUS (Cieges) do Brasil, é uma iniciativa é Conass que integra todas as secretarias de Saúde em uma rede de informações do SUS. O objetivo é apoiar a gestão com base em dados, informações e indicadores de saúde.

Assessoria de Comunicação do Conass, com informações da SES/AM