
Com o objetivo de estreitar a parceria entre o Conass e o município de Uberlândia (MG), o prefeito Paulo Sérgio, o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, e o deputado federal Weliton Prado estiveram, nesta quarta-feira (23), na sede do Conselho, em Brasília. Eles foram recebidos pelo secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso. Para ampliar o diálogo sobre ações conjuntas na área da saúde, o vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Daniel Beltrammi, e a chefe de gabinete, Silvana Pereira, também participaram da reunião.
Durante o encontro, o prefeito destacou a sólida relação entre a cidade e o Conass, construída ao longo de mais de seis anos, com o município atuando como centro de referência em Atenção Primária à Saúde (APS) e compartilhando suas experiências com diversos estados do País.
Jurandi Frutuoso ressaltou que o trabalho desenvolvido em Uberlândia, especialmente na APS, tem servido de exemplo e inspiração para outros municípios que buscam qualificar a oferta de serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, a visita reafirma e fortalece uma parceria de longa data. “Temos a honra de ser um centro colaborador do Conass, o que tem nos permitido modernizar e aprimorar nossa capacidade técnica para melhor atender aos usuários do SUS”, afirmou.
A pauta da oncologia também esteve em destaque durante o encontro quando o deputado Weliton Prado destacou a importância do trabalho do Conass no enfrentamento ao câncer, inclusive na produção de dados e informações sobre o financiamento da área. “Sabemos da responsabilidade do Conselho com o Brasil e com o SUS. Por isso, é fundamental tocar nessa ferida para evitar o colapso do sistema público de saúde, especialmente no tratamento dessa doença”, pontuou.
Participaram ainda da reunião a coordenadora técnica do Conass, Rita Cataneli, o coordenador de desenvolvimento institucional, René Santos, e a assessora técnica, Carla Ulhoa.
—
Assessoria de Comunicação do Conass