Com o objetivo de aproximar a gestão de servidores e população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) lançou o Gabinete Itinerante. A ação iniciou na quinta-feira, 18, no Hospital Geral de Palmas (HGP), onde o titular da Pasta, Vânio Rodrigues reuniu-se com a equipe diretiva; percorreu a unidade; ouviu servidores, pacientes e acompanhantes; almoçou com a equipe e despachou com áreas estratégicas assistenciais.
“Nossa gestão será pautada na relação direta com as pessoas que fazem e que usam o SUS. Estarei nas unidades hospitalares geridas pela SES, nas unidades administrativas da Pasta, para que juntos, possamos traçar caminhos e ações que resultem em uma saúde pública de qualidade, que é o que a população precisa”, afirmou o secretário.
Para Rosana Silva, que acompanhava o filho na pediatria da unidade, “é bom quando o secretário vem aos hospitais. Tem muita coisa que precisa melhorar para atender a gente rápido e com conforto. Espero que ele veja os problemas e traga as soluções, pois estamos precisando”.
O diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa apresentou as demandas ao secretário. “Temos algumas questões que precisam ser olhadas para atendimento imediato e ficamos felizes em receber o secretário que se mostrou aberto ao diálogo e focado em melhorar o atendimento dado à população”.
O HGP
O HGP é referência direta para quase 900 mil pessoas da região de saúde Capim Dourado. Atualmente, conta com 3.626 servidores efetivos e colaboradores terceirizados que atuam em diversos setores. Referência no atendimento de alta complexidade pelo SUS, o HGP conta com tecnologia de ponta e mais de 55 especialidades médicas.
Anualmente, o HGP realiza mais de 18 mil internações, 546 mil atendimentos ambulatoriais, 9 mil cirurgias de urgência, mais de 5 mil cirurgias eletivas, cerca de 2 mil atendimentos no Savi, 1,3 milhão de exames laboratoriais, aproximadamente 48 mil exames de raio-X, 27 mil tomografias e 4 mil hemodiálises.