O assessor técnico do Conass, Heber Dobis, participou ontem (24), do webnário Boas Práticas no Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (Cesaf): Desafios da Gestão Tripartite. O encontro promoveu reflexões e a troca de experiências sobre os principais desafios da gestão tripartite, fortalecendo o debate em torno da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o encontro, Heber ressaltou que o Cesaf vai muito além da logística de medicamentos: trata-se de uma política estruturante, essencial para garantir o acesso da população a insumos estratégicos e para fortalecer a integralidade do cuidado. Ele destacou que defender o fortalecimento do Cesaf é reafirmar o compromisso com a equidade regional e com a sustentabilidade do SUS.
Outro ponto enfatizado foi o papel estratégico dos estados, que atuam como elo fundamental entre União, municípios e diferentes áreas do sistema, como a atenção primária, à vigilância e os serviços especializados. Segundo ele, a experiência acumulada demonstra que apenas por meio da integração federativa e intersetorial é possível assegurar a continuidade do acesso.
Heber também observou que os estados vêm investindo em boas práticas de planejamento, logística, monitoramento e cuidado farmacêutico. No entanto, ainda enfrentam desafios importantes relacionados a financiamento, infraestrutura e capacidade técnica.
Por fim, destacou a importância do compartilhamento de experiências estaduais, como o realizado durante o evento, que contribui diretamente para o aprimoramento da gestão da assistência farmacêutica em todo o País.