
No dicionário, o verbo homenagear significa “demonstrar publicamente admiração ou respeito por alguém”. Na quinta-feira, 25 de setembro, esse reconhecimento foi dirigido ao secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, que recebeu, durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), no Pará, uma homenagem pelos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
“O SUS completou 35 anos e nós tivemos a ideia de homenagear pessoas que tiveram ou têm uma trajetória importante na construção do sistema de saúde, por suas ações, sua postura. O doutor Jurandi é uma figura extremamente respeitada no meio dos gestores públicos, dos órgãos de controle, das entidades jurídicas e também das universidades e centros de pesquisa. Nada mais justo do que incluí-lo nesse rol de homenageados”, afirmou o diretor do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa do Ministério da Saúde (DGIP/MS), André Bonifácio, também homenageado na ocasião.
Também envolvido na homenagem, o secretário executivo da CIT, Cícero Dedice, destacou que o nome de Frutuoso foi o primeiro a ser indicado entre os homenageados e a sugestão foi aprovada por unanimidade. “Ele é uma pessoa de importância imensa para o SUS. É uma referência para os gestores e para todas as pessoas que o conhecem”, disse.
A atuação de Frutuoso, que já foi deputado estadual e secretário de saúde do Ceará, e a sua permanência na Secretaria Executiva do Conass ao longo de diversas gestões foram apontadas como marcas de respeito e admiração, dignas de homenagens. “Ele é muito respeitado e tem uma função estratégica na consolidação das relações interfederativas do SUS. É alguém que articula, orienta, pondera e mobiliza não só o Conass, mas também os gestores municipais. Uma pessoa de alta respeitabilidade”, acrescentou Bonifácio.
Outro ponto lembrado foi seu papel durante a pandemia, quando o Conass assumiu protagonismo no enfrentamento ao negacionismo, à desmobilização e ao enfraquecimento das relações federativas. “O Jurandi, junto com sua equipe extremamente competente, teve um papel fundamental junto aos gestores estaduais”, ressaltou Bonifácio.
Segundo ele, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, ao saber da iniciativa, reforçou a indicação do nome de Frutuoso para a homenagem durante a CIT em Belém — reunião considerada histórica por tratar de temas centrais da gestão pública, das mudanças climáticas e do processo de construção de um plano de referência para a saúde da Amazônia.
Surpreendido pelos colegas, Frutuoso se emocionou e afirmou que a homenagem coroa uma vida inteira dedicada ao fortalecimento da saúde pública no Brasil. “Posso dizer que estou orgulhoso da minha dedicação e trajetória pessoal na construção e no fortalecimento do nosso SUS. Mas quero dizer também que isso só foi possível a partir de um trabalho coletivo, feito a muitas mãos. Sem os colegas que estiveram ao meu lado nessa caminhada, seria impossível”, declarou, emocionado. Em seguida, reforçou que a luta permanece: “É fundamental que um país que se preze tenha um sistema público, justo e capaz de atender às necessidades da população”.
Para manter a homenagem em segredo, contou Cícero, foi necessário o envolvimento de várias pessoas, como a coordenadora técnica do Conass, Rita Cataneli, além dos organizadores da CIT e da equipe técnica do Conasems. “Todos nós precisávamos saber, mas não o doutor Jurandi. Ele é um personagem muito especial. Tivemos todo esse cuidado porque queríamos fazer uma surpresa à altura”, explicou.

—
Assessoria de Comunicação do Conass