SES-TO atualiza profissionais sobre a assistência a pacientes com arboviroses

A ação em parceria com o Ministério da Saúde tem como foco preparar os serviços para o próximo período endêmico

O curso sobre arboviroses prepara os profissionais que atuam na rede de atenção à saúde para o período epidêmico no Tocantins – Foto: Savick Brenna/Governo do Tocantins 

Com o objetivo de preparar os profissionais que atuam na rede de atenção à saúde para o período epidêmico no Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) oferta um curso de atualização em vigilância e assistência ao paciente com ênfase em arboviroses. A capacitação realizada em parceria com o Ministério da Saúde (MS) ocorre nos dias 22 e 23 de outubro, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), em Palmas.

“O intuito da capacitação é, principalmente, preparar os profissionais da saúde para o próximo período epidêmico que se inicia agora com a chegada das chuvas. Com isso, a gente espera que ocorra também uma transmissão maior de arbovírus, entre eles a dengue, a chikungunya, oropouche e febre amarela, que também foi confirmada aqui no Estado em 2025”, destacou a gerente de Vigilância das Arboviroses da SES-TO, Christiane Bueno.

A profissional acrescentou que, “mais do que nunca, nós precisamos que os nossos profissionais que estão lá na assistência estejam sensíveis e preparados para identificar oportunamente um caso suspeito de qualquer uma dessas doenças, para que nós, enquanto vigilância, sejamos acionados e junto ao município, priorizar quais são as áreas mais críticas, intensificando as ações tanto de controle do vetor, quanto às ações de educação e saúde, junto à população, para que a gente consiga reduzir esse impacto que é a circulação desses arbovírus dentro de nosso território”.

O evento conta com a participação de profissionais de referência nacional para as arboviroses, como também a presença de técnicos da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Secretaria de Atenção Especializada em Saúde (SAES), Secretarias de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Vigilância em Saúde, Atenção Primária, Atenção Especializada do Tocantins e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO).

“Falar de dengue, de Zika, e Chikungunya, dos arbovírus, é sempre importante. O mais importante é os estados e municípios se prepararem para quando o número de casos aumentarem, já estar com todo o sistema de saúde e sua rede de profissionais treinados. Quando o número de casos é muito grande, fica difícil parar para capacitar, parar para preparar a rede. Então, esse evento mostra a preocupação da Secretaria de Saúde com a população e com o cuidado dos pacientes acometidos”, ressaltou a médica e infectologista, Melissa Falcão.

A assistente social da Diretoria de Atenção Especializada, Lucimaria Alves Ferreira, é participante do curso e conta que, “a capacitação é de extrema importância, inclusive eu vim representando a diretoria e irei atuar como multiplicadora. Junto à minha equipe, enquanto serviços especializados, iremos voltar nosso olhar para a atenção aos pacientes, aquelas pessoas que se acometeram por algum desses vírus e o que nós podemos fazer para fortalecer a atenção voltada a esses pacientes”.

Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins

A capacitação realizada em parceria com o Ministério da Saúde ocorre durante os dias 22 e 23 de outubro – Savick Brenna/Governo do Tocantins
por Savick Brenna/Governo do Tocantins