Seminário da Atenção Primária à Saúde nos Territórios debate equidade, vínculo e qualidade no cuidado

Evento, realizado em Goiânia, reforça papel da Atenção Primária e reúne gestores, técnicos e profissionais de saúde em dois dias de debates e troca de experiências

Encontro da APS reúne gestores, técnicos e profissionais de saúde em dois dias de debates e troca de experiências

O Seminário da Atenção Primária à Saúde nos Territórios, que ocorre nessa quinta e sexta-feira (30 e 31/10), no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, tem como objetivo fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) como eixo estruturante do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro busca integrar gestores, profissionais e apoiadores das redes municipais e estaduais, promovendo práticas inovadoras pautadas na equidade, no vínculo com o território e na qualificação do cuidado.

A iniciativa é uma realização do Ministério da Saúde, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-GO). A ação integra uma mobilização nacional que percorre todos os estados brasileiros com o objetivo de impulsionar boas práticas e aprimorar os processos de trabalho das equipes da APS.

Durante os dois dias de evento, a programação contempla mesas temáticas, apresentações técnicas e debates participativos, abordando desde a integração entre os entes federativos até o uso da informação como ferramenta de gestão e cuidado.

Entre os destaques da programação estão as mesas sobre apoio estadual aos municípios na indução de boas práticas, cenário e desafios da APS, demonstração de sistemas de gestão e o ciclo de debates e atendimento direto a gestores municipais.

O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, destacou a importância da união de esforços para fortalecer a atenção primária em todos os territórios.“A atenção primária é absolutamente imprescindível para o cuidado. Se não tivermos uma boa APS, teremos mais doenças e internações. Precisamos somar esforços para entregar mais resultados e melhores desfechos à população”, afirmou.

Representando o Ministério da Saúde, o secretário adjunto de Atenção Primária, Ilano Barreto, destacou a relevância do diálogo com os municípios e a integração entre as esferas de gestão.“Este seminário é um momento de olhar os indicadores e resultados de forma contextualizada, dialogando com os municípios sobre boas práticas, que são a base para uma atenção primária de qualidade e territorializada”, afirmou.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO), Patrícia Palmeira, ressaltou o papel do evento como espaço de aprendizado e troca de experiências entre os municípios. “Estamos aqui aprendendo e apresentando experiências que inspiram boas práticas na Atenção Primária, valorizando o trabalho que acontece nos territórios”, destacou.

A gerente de Atenção Primária da SES-GO, Lígia Duarte, enfatizou a importância de compreender o financiamento e os indicadores como instrumentos de fortalecimento da APS.“Queremos que este financiamento contribua para o aumento da equidade, o fortalecimento do vínculo entre pacientes e equipes de saúde e a melhoria da qualidade da assistência em nossos territórios”, afirmou.

Na abertura do evento, o secretário municipal de Saúde de Jussara, Antônio Espíndola, apresentou uma experiência exitosa do município, que obteve avanços nos indicadores de vínculo e território. “Trabalhamos primeiro com nossa equipe, preparando e envolvendo todos no objetivo comum de alcançar os indicadores e melhorar o cuidado ao nosso usuário do SUS”, destacou.

O evento reforça a importância da cooperação entre os entes federativos e das estratégias locais para o fortalecimento da APS, consolidando Goiás como referência na mobilização pela qualificação do cuidado em todo o país.

Yara Galvão (texto) e Marco Monteiro (foto) / Comunicação Setorial SES-GO