Sesa realiza 2ª Oficina de Organização da Rede de Saúde Hospitalar de Fortaleza

Promover integração entre os serviços municipais e estaduais é uma pauta recorrente no contexto da gestão em saúde pública. Com esse propósito, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou, nesta quinta-feira (30), a 2ª Oficina de Organização da Rede de Saúde Hospitalar de Fortaleza. O encontro deu continuidade ao diálogo iniciado em maio deste ano e contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde.

Evento reuniu representante do Ministério da Saúde, gestores estaduais e municipais

A diretora de Programa da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Regina Brizolara, destacou a importância do diálogo para qualificar ainda mais a assistência. “Otimizar a gestão e regulação dos leitos é o nosso objetivo. O Ceará tem uma rede hospitalar robusta, sabemos que existe uma grande demanda e o nosso intuito é promover os ajustes necessários para usar da melhor forma a capacidade dessa rede”, explicou.

Durante a reunião, os gestores compartilharam experiências e dificuldades, buscando soluções conjuntas e sustentáveis a longo prazo. A análise do perfil dos pacientes evidenciou a importância de equilibrar os atendimentos entre os níveis primário, secundário e terciário, eixo essencial para o planejamento da Rede.

Kamila Sindeaux, Thales Veras e Regina Brizolara em diálogo com gestores da Saúde

A coordenadora de Apoio à Gestão da Rede Assistencial da Sesa, Kamila Sindeaux, falou sobre os desafios de aprimorar o atendimento à população. Segundo ela, embora muitos hospitais da Rede Sesa sejam referência em alta complexidade, parte significativa dos atendimentos envolve casos de média complexidade, o que reforça a importância da regulação entre os níveis de atenção e da articulação efetiva entre os serviços municipais e estaduais. “A gente entende que esse movimento de cooperação é tripartite, no qual cada um desempenha seu papel dentro do sistema de saúde. Aprofundar essa integração e essa análise do perfil dos pacientes é o que vai nos ajudar a encontrar respostas para o nosso principal objetivo, que é melhorar o atendimento à população”, afirmou.

O coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Sesa, Thales Veras, ressaltou que o trabalho conjunto com o Ministério da Saúde vem consolidando um Plano de Ação voltado à eficiência e à integração. “Estamos trabalhando com o Ministério da Saúde nesse alinhamento, resgatando o que tratamos na primeira reunião e traçando estratégias para integrar a rede hospitalar entre estado e município. O grande objetivo é fortalecer o SUS no estado”, avaliou o coordenador.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos: Thamires Oliveira