Com o tema “Da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT) à Vigilância dos Processos Produtivos e Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) realiza a Oficina Regional da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renastt). O evento em parceria com o Ministério da Saúde (MS) acontece nos dias 5 e 6 de novembro, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Palmas, reunindo representantes dos estados da região Norte.
A oficina discute o fortalecimento da Renastt nos territórios, por meio da identificação dos desafios e das oportunidades do trabalho em rede intersetorial na região Norte. A programação conta com apresentações de integrantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Tocantins, do Cerest Estadual de Rondônia e da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT/MS).
O coordenador-geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do MS, Luís Henrique Leão, destacou a importância da cooperação entre as instituições. “O Ministério da Saúde agradece o Estado do Tocantins por sediar essa oficina. Reforço que esse encontro regional é uma ação estratégica de formação para a ação em saúde do trabalhador e da trabalhadora e trará resultados concretos para todos os estados do Norte do Brasil, no sentido de ampliar e qualificar as ações de vigilância em STT.”
Para a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra, “o Tocantins se sente honrado em sediar um espaço que inspira novas práticas e reafirma o compromisso com a saúde do trabalhador. A experiência dessa oficina servirá de base para a construção de um processo estadual em 2026, fortalecendo a articulação entre as áreas da vigilância e consolidando uma rede cada vez mais integrada e resolutiva”.
Segundo o gerente de Saúde do Trabalhador da SES-TO, Evesson Farias de Oliveira, a oficina marca um momento de aprendizado e expansão das políticas de atenção à saúde do trabalhador. “Esta oficina regional é um marco importante para o fortalecimento da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e também um momento de aprendizado que queremos replicar para todo o Tocantins. A partir das trocas e experiências aqui vivenciadas, planejamos realizar em 2026 uma oficina estadual, ampliando esse movimento de integração e fortalecimento das ações no nosso território”.
Participante do evento, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho (RO), Robson Cardoso Machado Silva, enfatizou a relevância da Renastt para o fortalecimento das ações nos estados. “Viemos aqui para fazer parte dessa rede, para entender melhor sobre as principais doenças relacionadas ao trabalho, que são de extrema importância para o nosso estado e para o Brasil. Temos o apoio dos Cerests Estadual e Municipal de Porto Velho e estamos buscando fortalecer essa rede de atenção ao trabalhador e à trabalhadora.”
por Bruno Lacerda e Savick Brenna /Governo do Tocantins.