HPV: Saúde participa de ato solene na Câmara dos Deputados

Ação do Outubrinho Rosa e do Novembrinho Azul reforça prevenção em saúde para o público jovem

Com o objetivo de fortalecer a educação em saúde entre crianças e adolescentes, a Secretaria de Saúde (SES-DF) participou, neste mês, do ato solene do Outubrinho Rosa e do Novembrinho Azul, realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, na última semana. A iniciativa, organizada em parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF) e o Grupo Mulheres do Brasil, destacou a importância da vacinação e do acesso à informação para reduzir doenças associadas ao papilomavírus humano (HPV).

Estudantes do 9º ano do CEFs 101 e 106 do Recanto das Emas participaram do evento, que uniu informação, prevenção e cuidado. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

“A Secretaria de Saúde oferece a vacina em todas as UBSs para crianças de 9 a 14 anos e, excepcionalmente, em 2025, para jovens de 15 a 19 anos. Quanto mais cedo vacinarmos nossas crianças e adolescentes, antes do contato com o HPV, maior a chance de eliminarmos no futuro os tumores associados a esse vírus”, afirmou a assessora especial da Secretaria Executiva de Assistência da SES-DF, Tereza Carnaúba.

Vacinação

A equipe da SES-DF levou doses contra o HPV e vacinas do calendário do adolescente, criando novas oportunidades de atualização vacinal. Estudantes do 9º ano do Centros Educacionais Fundamentais (CEFs) 101 e 106 do Recanto das Emas participaram do evento, que uniu informação, prevenção e cuidado.

Entre os vacinados, estava o estudante Caio Leonardo Cardoso, 15. “Gostei da ação das secretarias e foi legal participar. A vacina é muito importante para nos proteger de vários tipos de câncer”, disse.

Ato solene do Outubrinho Rosa e do Novembrinho Azul reforçou a importância da educação em saúde para o público jovem, com foco na prevenção aos cânceres causados pelo HPV. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Para a diretora de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante da SEEDF, Larisse Cavalcante, o ato reforça o trabalho contínuo das políticas intersetoriais. “A ação de hoje reforça o trabalho contínuo do Programa Saúde na Escola, que promove a imunização dos estudantes da rede pública”, afirma.

“A vacina está disponível, mas ainda falta informação e autorização dos pais e responsáveis para que crianças e jovens sejam vacinados. Profissionais de saúde e a comunidade escolar fazem a diferença nesse processo. Nós do Grupo Mulheres do Brasil atuamos para que o país não registre novos casos de câncer relacionados ao HPV no próximo ano”, complementa a presidente do Grupo Mulheres do Brasil, Janete Vaz.

Conscientização

Estudante Caio Leonardo Cardoso recebeu imunização contra o HPV. “Gostei da ação das secretarias e foi legal participar. A vacina é muito importante para nos proteger de vários tipos de câncer”, disse. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

As campanhas Outubrinho Rosa e Novembrinho Azul foram instituídas pelas leis nº 14.694/2023 e nº 15.009/2024, respectivamente, que promovem ações anuais de prevenção e educação em saúde para meninas e meninos. Apesar de ambas as legislações focarem em públicos e atividades de prevenção distintas, há um eixo comum: a importância da vacinação contra o HPV, que protege tanto mulheres, quanto homens, de cânceres causados pelo papilomavírus humano, como o câncer de colo de útero, de vulva, vagina, pênis e ânus.

Karinne Viana, da Agência Saúde DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan