Encontro debateu atuação estratégica e integrada de profissionais da Atenção Primária à Saúde
Novembro chega ao fim com ações importantes para a rede pública do Distrito Federal. No última semana (27), a Secretaria de Saúde (SES-DF) organizou o 1º Fórum Distrital eMulti da Atenção Primária à Saúde (APS), voltado às equipes multiprofissionais (eMulti) que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da pasta.

Com 310 inscritos, o evento foi intitulado “Cuidado ampliado e estratégico na APS: a atuação integrada das eMulti”. Duas mesas-redondas debateram o fortalecimento desses profissionais e os esforços em prol de uma construção coletiva. O fórum é parte de um curso de 20 horas estruturado com a Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESPDF).
Marques ressalta, ainda, que os fóruns eMulti passarão a ser realizados anualmente, de forma a integrar os profissionais na APS da SES-DF. “A Gesfam e a Coordenação Atenção Primária à Saúde (Coaps) pretendem se aproximar cada vez mais de quem atua na atenção primária, para entendermos quais são as principais demandas das eMultis. Nossa ideia é diminuir a distância entre a Administração Central (ADMC) e as equipes dos territórios”, reforça.

O 1º Fórum Distrital eMulti da APS foi organizado pela Gesfam, pela ESPDF e pela Câmara Técnica das equipes multidisciplinares da Atenção Primária à Saúde (Cat-eMulti/APS), conforme a Portaria nº 415, de 23 de setembro de 2025, da SES-DF.
Yuri Freitas, da Agência Saúde DF | Edição: Natália Moura