Sesa realiza visita oficial no Hospital Rio Doce para acompanhar o início da nova gestão

Na última sexta-feira (28), o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, em agenda na Região Central de Saúde, realizou uma visita oficial ao Hospital Rio Doce, em Linhares, com o objetivo de acompanhar o início da nova gestão assumida pela Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Durante a agenda, o secretário conheceu a estrutura da instituição e acompanhou os atendimentos prestados à população.

“A entrada da Santa Casa foi para que o hospital pudesse funcionar em sua plenitude. Nós demos essa garantia para a população de Linhares e da região de que a maternidade não iria fechar e não fechou. Agora, é uma fase importante, marcada pelo fortalecimento da estrutura, da organização do hospital e do cuidado com a população”, disse o secretário Tyago Hoffmann.

A Santa Casa de Misericórdia de Vitória assumiu a gestão do hospital no dia 15 de outubro, em caráter emergencial para garantir a continuidade da assistência. A mudança de gestão ocorreu após crise financeira enfrentada pelo hospital, quando chegou a ser cogitada a suspensão temporária dos atendimentos na maternidade por falta de médicos. Na ocasião, a Secretaria da Saúde (Sesa) colocou em prática um Plano de Contingência para manter os atendimentos de risco habitual e de alto risco, com oferta de profissionais para assegurar assistência integral aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta de mudança na gestão foi construída com o apoio do Governo do Estado e sob mediação do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual do Espírito Santo (MPES). Está em andamento um processo de auditoria para avaliação dos procedimentos administrativos da unidade, acompanhado pelo Ministério Público.

Durante a visita, o diretor de Relacionamento Institucional do Hospital Rio Doce, Thiago Pancini, apresentou o novo modelo de gestão e explicou os encaminhamentos da auditoria. “É um trabalho difícil, pois são muitos contratos para serem avaliados. Existiam débitos em aberto e estamos trabalhando para coloca-los em dia. Mas, asseguramos para a Secretaria da Saúde, para a população de Linhares e da região que nenhum serviço iria parar por conta dessa situação”, afirmou Pancini.

Também participaram da visita o prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa; os promotores de Justiça, Danilo Raposo Lírio e Renata Beatriz Nemer; os vereadores Caio Ferraz e Adriel Pajé; o secretário Municipal de Saúde de Linhares, Alexandre Marin; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Itamar Teixeira; o presidente interino do Conselho Municipal de Saúde, Luciano Bastos; e a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde, Rosilene Machado.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

[email protected]

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Central de Saúde

Eduardo Candeias

[email protected]