
O clima de Natal tomou conta do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, unidade do Governo da Paraíba em Campina Grande, nesta quarta-feira (11), quando o hospital abriu a programação natalina. Ao longo do mês, a unidade vai contar com um calendário de ações que vão desde momentos musicais até a cinoterapia (terapia assistida com cães).
Entre música, solidariedade e momentos de emoção, a abertura contou com a apresentação do coral do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) que entoou cantos natalinos e a visita especial do Papai Noel, que levou alegria e presentes às crianças internadas.
A ação faz parte das iniciativas de humanização do hospital que, ao longo dos últimos anos, vem ampliando atividades voltadas para o bem-estar emocional de pacientes, acompanhantes e colaboradores.
A ideia é transformar o ambiente hospitalar e proporcionar experiências que rompam, ao menos por alguns instantes, a rotina marcada por tratamentos e procedimentos médicos.
A gerente assistencial, Mairan Agra, destacou a importância do evento e ressaltou que a iniciativa faz parte do trabalho que a unidade de saúde faz visando a humanização.
“O hospital é um lugar de cuidados, mas também pode ser um espaço de acolhimento e sensibilidade. Neste período do ano, muitas pessoas estão fragilizadas e uma atividade como essa tem um impacto enorme no emocional de quem está aqui. Nosso objetivo é levar leveza e esperança para todos”, destacou.
A chegada do Papai Noel foi o ponto alto da programação. O bom velhinho chegou ao jardim interno, onde tirou fotos com todos e entregou presentes. Ele também percorreu diversos setores do hospital, especialmente a ala pediátrica, distribuindo alegria e brinquedos. O momento proporcionou sorrisos e aliviou a saudade de casa.
“As crianças ficam encantadas. Mesmo em meio ao tratamento, elas merecem viver a magia do Natal. O sorriso delas é o maior presente que a gente recebe”, comentou o Papai Noel da ação, que participou voluntariamente da atividade.
O pequeno José Rafael, disse que ficou muito feliz em ver o “Bom Velhinho” e ganhar um presente. “Eu gostei muito de ver o Papai Noel e do presente que ele me deu”, disse Rafael. Para a direção do hospital, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com práticas de cuidado integral.
“A saúde vai muito além dos procedimentos clínicos. Ela envolve acolher, ouvir e criar experiências positivas. A programação de Natal é um exemplo de como buscamos tornar a internação dos pacientes mais leve, especialmente neste período tão simbólico”, destacou Matheus Pedroso, diretor da unidade.
A programação natalina segue ao longo do mês, com outras atividades voltadas para pacientes e colaboradores.
12/12 – Apresentação Banda do Corpo de Bombeiros – 16h
15/12 – Visita natalina dos jogadores e mascotes dos times de Campina Grande e mascote do Basquete Unifacisa – 10h
16/12 – Apresentação da Banda da Polícia Militar – 16h
17/12 – Apresentação Grupo Musical de Forró – 15h
17/12 – Culto Natalino – 15h
18/12 – Missa Natalina – 10h
19/12 – visita dos cachorrinhos – 15h
21/12 – Apresentação Grupo Viver – 15h
24/12 – Visita dos Policiais Penitenciários de Campina Grande – 10h