Conass lança publicação sobre o envelhecimento nos países de língua portuguesa


O Conass acaba de lançar o volume 14 da Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde (Leiass) –
Envelhecimento na Lusofonia: Contrastes, Desafios e Políticas Públicas.

A publicação, fruto da parceria com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT), lança luz sobre as complexidades da transição demográfica nos países de língua portuguesa.

A obra explora a heterogeneidade desse fenômeno, contrastando o envelhecimento já consolidado na Europa com o crescimento acelerado da população idosa na América Latina e na África, em cenários muitas vezes marcados por vulnerabilidades sociais e institucionais.

A publicação reúne reflexões fundamentais para gestores e profissionais da saúde, abordando desde questões sociodemográficas e o impacto das migrações e do transnacionalismo na vida dos idosos até os desafios impostos pela multimorbidade e pela necessidade de reorganização das Redes de Atenção à Saúde. Além de discutir políticas públicas e as particularidades de nações insulares como Cabo Verde, o livro aprofunda-se em temas urgentes como o combate ao idadismo, a aplicação de modelos multidimensionais de saúde e o manejo da fragilidade, visando subsidiar estratégias que garantam um envelhecimento saudável e com equidade em toda a comunidade lusófona.

O material é gratuito e está disponível na nossa biblioteca digital.

➡️ Acesse aqui, baixe o seu e compartilhe

Assessoria de Comunicação do Conass