Hemope promove coleta externa de sangue no Hospital Pelópidas Silveira nesta quarta (14/1)

O Hospital Pelópidas Silveira (HPS) recebe, nesta quarta-feira (14/1), a primeira coleta externa de sangue de 2026 promovida pela Fundação Hemope. A ação acontece das 8h30 às 12h e das 13h às 16h, no prédio administrativo do hospital, localizado na BR-232, km 6, no bairro do Curado, no Recife. A capacidade é atender até 120 doadores, entre profissionais do serviço, acompanhantes de pacientes e a comunidade do entorno.

A iniciativa busca reforçar os estoques de sangue, que costumam registrar queda durante o período de férias e após as festividades de fim de ano. Também já é um preparativo para a época do Carnaval. Todos os tipos sanguíneos são necessários, e uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas.

“O Hospital Pelópidas Silveira é um serviço de alta complexidade que necessita diariamente de hemocomponentes para o tratamento de seus pacientes. A coleta externa facilita o acesso à doação e amplia a mobilização da sociedade”, afirma o biomédico Rafael Santos, da Agência Transfusional do HPS. De acordo com o profissional, por mês, o HPS necessita de 120 a 150 bolsas de hemocomponentes para realizar transfusões.

“Esta campanha é muito importante para chamar a atenção da população que sem sangue não se brinca. E que nós precisamos abastecer os estoques das principais emergências. Nossa expectativa é muito positiva, pois o resultado dessa ação é sempre uma grande festa a favor da vida”, reforça a supervisora de Captação de Doadores do Hemope, Josinete Gomes.

Para doar sangue, é necessário ter entre 18 e 60 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar acompanhados dos pais ou de um responsável legal. Pessoas entre 61 e 69 anos também podem doar, desde que já sejam doadoras do Hemope.

Outros requisitos são: apresentar documento oficial com foto, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, ter se alimentado nas últimas três horas e ter dormido bem e por cerca de seis horas. Não podem doar pessoas que tenham ingerido álcool nas últimas 12 horas, feito tatuagem nos últimos 12 meses ou apresentado sintomas gripais nos últimos 15 dias. Dúvidas podem ser sanadas pelo disque-doação do Hemope (0800.081.1535).

Sobre o HPS: O Hospital Pelópidas Silveira integra a rede estadual de saúde e é gerido pela Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH). Inaugurado em 2011, é um serviço de alta complexidade, referência nas especialidades de cardiologia, neurologia e neurocirurgia. Todos os atendimentos de urgência são regulados por meio da Central de Regulação de Leitos do Estado, do Samu ou do Corpo de Bombeiros.

A unidade possui infraestrutura avançada para a realização de exames como cateterismo, tomografia e ultrassonografia, garantindo diagnóstico preciso e atendimento eficaz aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital também conta com ambulatório para acompanhamento de pacientes egressos.