
Nesta quinta-feira (22/01), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou a reunião de alinhamento e planejamento da Planificação da Atenção à Saúde (PAS). A atividade, que aconteceu na nova sede da SES-PE, no bairro de Santo Amaro, no Recife, contou com a participação da secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, de representantes das secretarias executivas da SES-PE, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Hospital Israelita Albert Einstein e da Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP).
O objetivo do encontro foi alinhar diretrizes, formalizar parcerias e planejar as ações da Planificação da Atenção à Saúde (PAS) a serem desenvolvidas no território da II e III Macrorregião de Saúde no ano de 2026, em articulação entre os órgãos e as instituições.
“A Planificação é a maior ação estruturante na saúde, que trabalha o fortalecimento da atenção primária e a interlocução da atenção primária com a média e alta complexidade. Isso faz uma diferença enorme porque é o sistema de saúde todo articulado e como diz a governadora, Raquel Lyra, ninguém faz nada sozinho. Então estivemos aqui com parceiros que já têm uma enorme história aqui em Pernambuco, como o Conass, o pessoal do Einstein, da Beneficência Portuguesa, os gerentes das Geres e o nosso time da SES-PE fazendo a saúde de forma estruturante em Pernambuco”, comentou a secretária Zilda Cavalcanti.
Planificação da Atenção à Saúde (PAS) – A PAS é uma estratégia do Governo de Pernambuco visando o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Especializada, a organização das Redes de Atenção e o avanço do processo de regionalização no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao promover a integração entre os pontos de atenção, a qualificação dos processos de trabalho e a coordenação do cuidado, a PAS contribui de forma significativa para a melhoria do acesso, da resolutividade e da qualidade da atenção à saúde nos territórios.
—
Fonte: SES/PE