No HRVJ, Serviço Social ajuda a assegurar direitos de pacientes internados

Paciente tem dados cadastrais atualizados no leite de internação

Eider Amorim, de 71 anos, estava com um benefício assistencial do Governo Federal bloqueado por falta de atualização cadastral. Internado no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Limoeiro do Norte, para realização de intervenção cirúrgica com intuito de conter uma infecção na pele, o idoso estava impossibilitado de resolver a situação. É aí que entra a atuação do Serviço Social da unidade, que tem articulação intersetorial.

Residente de Canoa Quebrada, no município de Aracati, ele destaca que a atualização do benefício necessita ser realizada a cada dois anos. “A gente tem que fazer essa renovação e a doença veio antes. Eu havia passado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Aracati, só que eu precisei viajar e na viagem aconteceu o que aconteceu. Eu fiquei desesperado e vocês conseguiram resolver para mim”, destaca.

O coordenador do Serviço Social do HRVJ, Leandro Monteiro, pondera que a articulação intersetorial da Seguridade Social, composta pela Saúde, Assistência Social e Previdência Social, é fundamental para garantir ao usuário a efetivação de direitos sociais de forma integral, contínua e humanizada. “Essa integração assegura que as necessidades sociais, econômicas e de saúde sejam atendidas de maneira articulada e resolutiva”, afirma.

Serviço garante ao usuário a efetivação de direitos sociais

O profissional completa que o setor pode atuar em diversos serviços, sendo uma ponte entre o cuidado clínico e a garantia de direitos, articulando rede socioassistencial, fortalecendo vínculos familiares e assegurando direitos sociais do paciente, seja na internação, na alta ou até em situações de óbito. “Isso representa acesso ampliado aos serviços, maior agilidade nos encaminhamentos e redução de barreiras burocráticas, evitando a duplicidade de atendimentos e a descontinuidade do cuidado, além de proporcionar segurança no atendimento de políticas públicas afiançadas”.

Leandro explica que a articulação intersetorial contribui diretamente para a qualidade de vida, dignidade e cidadania do usuário. “Além disso, a integração entre os sistemas de Saúde (SUS), Assistência Social (SUAS) e Previdência Social (INSS) fortalece o princípio da proteção social integral, garantindo suporte não apenas no tratamento da doença, mas também na manutenção da renda, no acesso a benefícios, serviços socioassistenciais e no fortalecimento da autonomia do usuário e de sua família”, explica.

Eider, que não sabia que esse serviço poderia ser feito em um hospital, conta o que achou da iniciativa. “Ajuda bastante a gente, foi um alívio para a minha cabeça. Fui muito bem atendido e achei muito bom. Nem sabia que isso existia. Parabéns para o Ceará”, comemora.

Assessoria de Comunicação do HRVJ
Texto e fotos: Joelton Barboza