
O reencontro com quem se ama também faz parte do cuidado. Com esse olhar, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) promoveu, na semana passada, uma visita pet ao paciente Delmiro Flores do Rego, de 67 anos, internado na Unidade de Cuidados Prolongados. A iniciativa proporcionou acolhimento e proximidade, fortalecendo vínculos afetivos em um ambiente marcado pela atenção contínua à saúde.
Emocionado, Delmiro destacou a importância do momento. “Foi a melhor visita que eu recebi, tô muito feliz”, afirmou, ao relatar o impacto da ação em seu bem-estar durante o período de internação. O paciente está em tratamento de uma infecção grave no osso, a osteomielite, condição que resultou na amputação de uma das pernas e o inseriu em um processo delicado de adaptação e aceitação.
Apaixonado por animais, Delmiro relata que a maior saudade durante a internação é do convívio com seus cães, que sempre fizeram parte de sua rotina e de sua vida afetiva antes da hospitalização. Sensível a esse contexto, o HDS organizou a visita como parte das ações de humanização voltadas aos pacientes em cuidados prolongados, reconhecendo que o tratamento envolve não apenas intervenções clínicas, mas também o cuidado emocional e o fortalecimento dos laços afetivos.
Para a equipe assistencial, o momento representou conforto emocional e contribuição positiva para a evolução do paciente. Segundo a psicóloga do HDS, Vanuslândia Loiola, o cuidado precisa ser integral e considerar a história de vida, os afetos e os desafios emocionais enfrentados ao longo do tratamento.
Em um período marcado por dor, saudade e readaptação, a visita dos animais transformou o ambiente hospitalar em um espaço ainda mais humano. Para Delmiro, o reencontro representou mais do que alegria, tornando-se um importante apoio emocional no processo de reconstrução, aceitação e esperança.
Naicléa Luzia (texto e foto)/Agir