
Representantes da Câmara Técnica do Conass de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente e da Rede dos Núcleos Estaduais de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente (Rede Negesp), reuniram-se nesta quinta-feira (04), com especialistas do Institute for Healthcare Improvement (IHI) e do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges/Conass).
A reunião, coordenada pela assessora técnica do Conselho, Carla Ulhoa, abordou o fortalecimento da gestão estratégica, a compreensão dos sistemas complexos de saúde e a utilização de informações para subsidiar a tomada de decisão.
Paulo Borem, representante do IHI, apontou reflexões sobre os desafios da gestão da qualidade e da segurança do paciente em organizações de saúde, pauta que destacou a importância de compreender as interações entre pessoas, processos, estruturas e diferentes componentes do sistema de saúde, reconhecendo que a melhoria do cuidado exige uma abordagem sistêmica, integrada e orientada à aprendizagem contínua.
Na sequência, Maria Cecília Brito, assessora técnica do Conass, e a equipe do Cieges apresentaram os painéis temáticos de Diálise e Sangue, evidenciando o potencial das informações em saúde para apoiar o planejamento, o monitoramento, a identificação de necessidades e a definição de prioridades na gestão estadual.
As apresentações reforçaram a importância de transformar dados em informações estratégicas, capazes de subsidiar decisões e contribuir para a qualificação da organização do cuidado nos diferentes pontos da Rede de Atenção à Saúde.
A iniciativa integra os esforços do Conass para ampliar a compreensão da qualidade e da segurança do paciente como dimensões transversais da gestão do SUS, articulando conhecimento científico, inteligência em saúde, governança e melhoria contínua para a construção de sistemas de saúde mais seguros, integrados e responsivos às necessidades da população.