Abertas as inscrições de trabalhos para o 10º Congresso de HIV/Aids e 3º Congresso Brasileiro de Hepatites

Os interessados em inscrever trabalhos científicos para o 10º Congresso Brasileiro de HIV/Aids e para o 3º Congresso Brasileiro de Hepatites: Novos Horizontes, Novas Respostas – Brasil 2015 têm até 30 de junho para enviar o material

Os eventos – promovidos pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Governo do Estado da Paraíba e a Prefeitura de João Pessoa – serão realizados simultaneamente de 17 a 20 de novembro deste ano no Centro de Convenções de João Pessoa.

“Qualquer pessoa pode participar, especialmente os profissionais de saúde e educação com pesquisa ou relatos de experiência voltados para a temática dos congressos. No sistema de inscrições (acesse aqui), o candidato escolhe em qual Congresso deseja apresentar seu trabalho e qual será a modalidade de apresentação”, informou a gerente Operacional das DST/AIDS/HepatitesVirais da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), Ivoneide Lucena Pereira.

Depois do processo de inscrição, os pareceristas dos congressos terão acesso aos trabalhos e os analisarão durante todo o mês de julho. A previsão é que o resultado da avaliação dos trabalhos seja divulgado no dia 13 de agosto. Para mais informações sobre as inscrições, os interessados podem acessar o site (aqui).

Sobre os Congressos – Os congressos visam mostrar novas tecnologias, pesquisas, medicamentos e boas práticas na prevenção e na resposta ao HIV/Aids e às Hepatites Virais. É a primeira vez que a Paraíba sedia os eventos e está prevista a participação de mais de 4 mil pessoas.

“Será uma excelente oportunidade de troca de experiências entre profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação, além da participação da população. Vários órgãos do Governo do Estado firmaram parceria com o evento, abraçando a causa. A Secretaria de Cultura e Funesc contribuirão com a parte cultural. Já a Secretaria de Educação, além de incentivar os professores da rede estadual na inscrição de trabalhos vai publicar uma edição especial da Revista Digital Compartilhando Saberes sobre a temática dos Congressos”, afirmou a gerente Operacional das DST/AIDS/HepatitesVirais da SES-PB, Ivoneide Lucena Pereira.

O Congresso de Aids é realizado desde a década de 1990. Nas nove edições anteriores, o foco sempre foi a prevenção, o que muda a partir deste ano – em que ele se torna um congresso que debaterá todos os aspectos da resposta à epidemia: novas técnicas de diagnóstico, novos tratamentos, novas pesquisas, profilaxias pré e pós-exposição.

Esta é a terceira edição do Congresso de Hepatites Virais, que cresce em importância, pois, em relação à hepatite C, o Brasil e o mundo vivem em 2015 um momento sem precedentes, com a altíssima possibilidade de cura trazida por novos medicamentos e o compromisso assumido pela OMS, que pretende erradicar a doença até 2030.

 

Fonte: Ascom SES/PB