Abertas as inscrições para cursos de aperfeiçoamento e especialização em Políticas de Gestão do Trabalho

Profissionais do SUS já podem se inscrever nos cursos de Especialização e Aperfeiçoamento em Políticas de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promove pela primeira vez os cursos em EAD (Educação à Distância) para toda região Nordeste, em caráter piloto. O objetivo é apoiar as equipes gestoras e fortalecer as ações de gestão do criando a oportunidade de acesso a novos conhecimentos teóricos e práticos. Serão capacitadas 675 pessoas nesse primeiro momento.

“A qualificação de gestores é uma estratégia para implantação das políticas de gestão do trabalho e educação na saúde nos estados e municípios brasileiros e para a criação e fortalecimento de uma rede sobre o tema”, enfatiza a diretora do Departamento de gestão e Regulação do Trabalho na Saúde, Ana Paula Cerca.

O Edital n.º 03/2012 – NESC/UFRN que regulamenta o curso de Aperfeiçoamento em Políticas de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, com carga horária de 304 horas em seis meses, será destinado ao público com formação em nível médio. Trata-se de uma primeira experiência de qualificação para profissionais de nível médio no campo da gestão do trabalho. Já o Edital n.º 04/2012 – NESC/UFRN regulamenta o curso de Especialização em Políticas de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, com carga horária de 384 horas em sete meses, voltado ao público com formação em nível superior, a novidade é que é um curso em EAD, que vai permitir a expansão da qualificação nesta área. Para ambos os cursos os candidatos devem apresentar o diploma do respectivo nível.

Podem participar gestores ou integrantes da equipe gestora responsável pela formulação e execução de políticas na área de gestão do trabalho e da educação na saúde do SUS; gestores ou integrantes da equipe gestora, ou docente das Escolas Técnicas do SUS; membros das mesas de negociação permanente do SUS, representando as entidades sindicais; secretários de saúde; diretor de hospitais, gerente dos distritos sanitários, gerente de unidades básicas de saúde e das unidades de referências, diretor dos escritórios das regionais de saúde.

As inscrições vão de 21/01/2013 a 22/02/2013. Para se inscrever é necessário acessar o sítio da SEDIS (Secretaria de Educação à Distância da UFRN), disponível em www.sedis.ufrn.br e selecionar o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde ou Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Preencher as informações solicitadas no Formulário de Inscrição e confirmar a inscrição.

Para o curso de Aperfeiçoamento serão selecionados 225 candidatos de nível médio dentre os classificados observando o seguinte quadro de distribuição de vagas:

Quadro da distribuição das vagas ESTADO/ REGIÃO VAGAS
Alagoas 25
Bahia 25
Ceará 25
Maranhão 25
Paraíba 25
Pernambuco 25
Piauí 25
Rio Grande do Norte 25
Sergipe

25

 

Total 225

E para o curso de Especialização serão selecionados 450 candidatos de nível superior, observando o seguinte quadro de distribuição de vagas:

Quadro da distribuição das vagas ESTADO/ REGIÃO VAGAS
Alagoas 50
Bahia 50
Ceará 50
Maranhão 50
Paraíba 50
Pernambuco 50
Piauí 50
Rio Grande do Norte 50
Sergipe

50

Total 450

As vagas não preenchidas serão remanejadas para os estados que solicitarem.

O resultado final dos processos seletivos dos Editais 03 e 04/2012– NESC/UFRN será disponibilizado no portal da SEDIS (www.sedis.ufrn.br) e no SIGAA (www.sigaa.ufrn.br) a partir do dia 07/03/2013.