Ação de saúde leva vacinas, testagem e palestra para área rural de Brazlândia

Finalidade foi facilitar o acesso a serviços para pessoas que moram em localidades mais afastadas

Fotos: Tony Winston/Agência Saúde-D

Este sábado (17) foi marcado por uma grande ação de saúde para os moradores da área rural de Brazlândia. Foi ofertado, das 8h às 14h, na Escola Chapadinha, vacinação contra Covid-19 e Influenza; orientações e palestras sobre prevenção de diversas doenças; testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite e sífilis; coleta de exames preventivos da mulher e do homem, papanicolau e PSA, respectivamente e; distribuição de preservativos. Além de atendimento de saúde bucal para as crianças.

Para a dona de casa Raquel Souza, de 38 anos, ações como estas possibilitam que os moradores de áreas mais afastadas consigam ter acesso a uma maior quantidade de serviços em um único dia. “Moro muito longe, para chegar até a UBS tenho que ir de carro ou ônibus e isso dificulta. Por isso, soube da ação em um grupo da comunidade e decidi vir com meus filhos. Gostei muito do atendimento”, afirmou.

O agricultor Joaquim Marcelo da Silva, de 51 anos, aproveitou a oportunidade para fazer a coleta do exame de PSA, que detecta o câncer de próstata. “Eu não tenho tempo de ficar indo até o posto de saúde. Aqui é bom porque já faz várias coisas de uma vez só”, avaliou.

A ação foi promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional DF (Senar-DF), com parceria da Secretaria de Saúde, responsável pela vacinação e atendimentos de odontologia. Também houve orientação jurídica para quem participava, momento de beleza, entrega de lanche, atendimento oftalmológico, brinquedos para as crianças e oficinas de artesanato.

José Oliveira, 57 anos, agricultor, achou interessante um evento voltado para a saúde do homem e da mulher do campo. “Se ocorresse pelo menos três vezes ao ano seria ideal, porque muitas vezes quem trabalha o dia inteiro no cultivo não consegue ir se consultar, fazer um check-up. Fiz todos os testes aqui e graças a Deus deu tudo certo comigo”, relatou.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), Fernando Cezar Ribeiro, a grande finalidade do evento é levar saúde e prevenção ao homem e mulher da área rural, pois são eles os responsáveis pela alimentação de quem está na cidade, na área urbana. “Precisamos ter um olhar diferenciado para a comunidade rural, proporcionando ações de promoção à saúde, oferecendo serviços de diversas áreas, lazer e dignidade para quem tanto trabalha”, destacou.

Saúde bucal

Quem passou pelo local ganhou kit de higiene bucal, orientações sobre escovação correta e houve o atendimento com o projeto-piloto de Tratamento Restaurador Atraumático, que consiste em uma abordagem minimamente invasiva que compreende medidas preventivas, terapêuticas e restauradoras em relação à cárie dental e no controle da doença.

Segundo a Referência Técnica de Odontologia da Região Oeste, Conrado Alvarês, o objetivo é tratar as cáries das crianças sem precisar de um consultório, utilizando somente materiais mais simples. “Aqui o foco é na prevenção da cárie infantil, realizando o tratamento nos casos necessários”.

A dona de casa Andrea de Oliveira levou o filho Miguel, de 4 anos, para o atendimento e gostou do resultado. “Foram muito receptivos e acolhedores, meu filho nem se assustou durante o atendimento com a dentista, o que é maravilhoso”, avaliou.

Jurana Lopes, da Agência Saúde-DF